Santa Cruz

SANTA CRUZ

Pipico decide e Santa Cruz vence o Náutico em primeiro Clássico das Emoções, na Série C

Artilheiro coral marca seu quarto gol em quatro jogos contra o Timbu em 2019

postado em 22/06/2019 19:54 / atualizado em 22/06/2019 20:06

<i>(Foto: Leandro de Santana/Esp. DP Foto)</i>
E a saga de empates nos Clássicos da Emoções em 2019 terminou neste sábado no Arruda. Mais uma vez, as duas equipes protagonizaram uma partida equilibrada, mas em fase iluminada, especialmente desde a chegada de Milton Mendes, o atacante Pipico decidiu em favor dos corais e marcou o gol da vitória do Santa Cruz contra o Náutico no jogo válido pela 9ª rodada da Série C. 

Com a vitória, o Tricolor do Arruda chega aos 16 pontos e assume de maneira isolada a vice-liderança do Grupo A da Série C no fim do primeiro turno da competição. Já o Náutico, fica estacionado nos 11 pontos e ocupa a 5ª colocação, mas com uma partida a menos devido ao cancelamento do confronto contra o Botafogo-PB por causa das chuvas que afligiram o Recife no início da semana.  

O jogo

Fazendo valer o mando de campo, o Santa Cruz tentou espremer o Náutico no seu campo de defesa nos primeiros minutos do Clássico das Emoções, no Arruda. Imprimindo ritmo forte pela direita com a chegada de Marcos Martins, o Tricolor chegou com perigo duas vezes nos primeiros minutos, com destaque para a bola alçada na área pelo lateral direto coral, que foi na direção do gol e exigiu uma boa defesa do goleiro Jefferson. 

Com o avanço do relógio, o time do Náutico conseguiu encaixar melhor a marcação e o jogo acabou arrefecendo. As chances de gol diminuíram e a partida ficou mais truncada no meio-campo. Aos 17, o Santa Cruz teve uma grande perda para o próximo jogo. Por reclamação, o atacante Pipico recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo contra o Treze-PB, em Campina Grande. 

Com o melhor encaixe defensivo, o Náutico passou a mandar no jogo a partir dos 30 minutos, chegando com mais forçando mais o ataque. Como em todo clássico, um lance polêmico ficou para o imaginário dos torcedores. Aos 34, Wallace Pernambucano se enrolou entre os zagueiros, houve o contato, mas o juiz não interpretou como faltoso, o que gerou bastante reclamação dos atletas do Timbu.

Nos últimos minutos da primeira etapa, o que se viu foi uma blitz alvirrubra na área coral, com duas chances em cinco minutos. Aos 43, Luiz Henrique acertou lindo chute da quina da grande área para boa defesa de Anderson. Dois minutos depois, em jogada de Thiago, Wallace Pernambucano recebeu bola livre na grande área, mas chutou longe.

Segundo Tempo

Para a segunda etapa, o Santa Cruz já voltou modificado dos vestiários para tentar mudar o panorama que foi visto no final do primeiro tempo. Por isso, Milton Mendes sacou Allan Dias e colocou o prata da casa Warley no meio-campo, com o objetivo de aumentar a velocidade do time na saída de bola e ter mais uma opção ofensiva na linha de fundo do lado direito.

No início do segundo tempo o time coral voltou a pressionar o Náutico, que voltou com uma postura mais retraída. Marcando atrás da linha da bola, o Timbu sofreu a primeira grande ameaça em cobrança de falta de Charles, que foi bem defendida por Jefferson, na volta do rebote, o meia Daniel Costa perdeu uma grande oportunidade chutando para fora. 

Como resposta a esta pressão inicial, Gilmar Dal Pozzo sacou Neto Pessôa e colocou Matheus Carvalho. Porém, a alteração não teve tempo de fazer efeito. Aos 18 minutos, o zagueiro Fernando Lombardi tentou recuar para o goleiro Jefferson de trivela, Pipico, que estava ligado interceptou e bateu na saída do goleiro. O gol saiu dois minutos após falha de Anderson, na saída do tiro de meta, que não foi aproveitada por Wallace Pernambucano. 

Após o gol, os técnicos se mexeram para mudar a forma do time jogar. Milton Mendes tirou Éverton e colocou Ítalo Henrique para recompor o time, que veio dos vestiários focado em abrir o placar e com formação bem ofensiva. Já Gilmar Dal Pozzo sacou Danilo Pires e trouxe Fábio Matos para se tornar mais veloz na transição meio-ataque em busca do empate. 

As modificações não surtiram o efeito desejado para o Náutico, que continuou sendo bem controlado pela defesa do Santa. Para reforçar o meio-campo, Milton Mendes acionou Patrick Vieira na vaga de Dudu. Enquanto isso, Dal Pozzo abriu de vez a equipe alvirrubra ao colocar o centroavante Rafael Oliveira na vaga do capitão Josa. Os jogadores do Timbu se lançaram ao ataque e buscaram fazer uma blitz na área coral, mas não obtiveram sucesso e o Tricolor conseguiu confirmar a primeira vitória em Clássicos das Emoções no ano. 

Ficha do Jogo

Santa Cruz 1
Anderson; Marcos Martins, João Victor, William Alves e Cesinha; Charles, Allan Dias (Warley) e Daniel Costa; Éverton (Ítalo Henrique), Dudu (Patrick Vieira) e Pipico. Técnico: Milton Mendes

Náutico 0
Jefferson; Hereda, Camutanga, Fernando Lombardi e Wilian Simões; Josa (Rafael Oliveira), Luiz Henrique e Danilo Pires (Fábio Matos); Thiago, Neto Pessôa (Matheus Carvalho) e Wallace Pernambucano. Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Local: Estádio do Arruda, Recife
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Edson Antonio de Sousa (GO)
Gols: Pipico aos 18’ do 2º tempo (Santa Cruz)
Cartões amarelos: Pipico, Éverton e Ítalo Henrique (Santa Cruz); Fernando Lombardi, Camutanga, Fábio Matos e Matheus Carvalho (Náutico);
Público: 9.903 torcedores
Renda: R$ 115.007,00