Santa Cruz

SANTA CRUZ

Bileu cobra posicionamento de 'todos' sobre racismo e pede olhar cuidadoso sobre o Brasil

Negro, volante do Santa Cruz repercutiu morte do americano George Floyd na última quarta-feira e condenou qualquer tipo de discriminação

postado em 04/06/2020 16:20 / atualizado em 04/06/2020 19:02

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
A morte do americano George Floyd, 46, na última quarta-feira, continua a ecoar no mundo inteiro. Na última semana, várias manifestações emergiram em forma de protesto - e se arrastam até hoje. De Minneapolis, nos Estados Unidos, onde George foi asfixiado por um policial que pôs o joelho sobre seu pescoço, à França, Alemanha, e tantos outros países. Personalidades de diferentes áreas da sociedade reforçando a mesma - e necessária - discussão: o combate ao racismo. 

Volante do Santa Cruz e um dos líderes do elenco deste ano, Bileu, um dos jogadores negros no plantel da Cobra Coral, decidiu falar sobre o tema. Além de pedir um olhar cuidadoso para o Brasil, país onde, segundo ele, ‘todo dia um caso de George Floyd acontece’, fez uma cobrança por posicionamento de ‘todos’ o sobre o racismo, principalmente vinda de personalidades do esporte.  

“Vimos muitas notícias de jogadores que estão apoiando a causa, mas acho que tem que vir de todos. Todos. É de suma importância essa pauta ganhar força em um momento tão difícil que o mundo vive por conta da pandemia. Quando soube que o George Floyd morreu, senti na pele como se fosse em mim, em nós todos que somos negros. É um caso lamentável, mas também  sabemos que não é só lá que acontece. No Brasil é quase todo dia”, ressaltou. 

Bileu também ampliou o debate, pontuando que não é errado apenas o racismo, mas sim toda e qualquer tipo de discriminação. O volante também pediu união para que a sociedade se fortaleça em períodos difíceis como estes. 

“Todos temos que nos posicionar e ensinar para os nossos filhos que qualquer tipo de discriminação é errada. Creio eu que isso tem que vir de berço, a gente tem que ensinar, porque se forma caráter, porque educação vem de casa. Isso aprendi há muito tempo. Nós precisamos nos unir a uma única causa. Nos apoiar, nos fortalecer para que isso venha a acabar um dia”, finalizou.