Santa Cruz

SANTA CRUZ

'Pipicodependência' e seca de 1000 minutos: As caras da crise no ataque do Santa Cruz

Centroavante titular tem quase o dobro de gols na temporada que todos os demais atacantes do elenco coral

postado em 21/09/2020 13:00 / atualizado em 21/09/2020 13:21

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz FC)
Com 34 gols marcados em 30 jogos, o desempenho ofensivo do Santa Cruz em 2020 não é decepcionante. Isso, porém, não pode ser creditado aos atacantes. Contra o Manaus, os homens de frente do Tricolor chegaram aos 1080 minutos sem gols marcados, isso além dos acréscimos. De quebra, o setor ofensivo vive uma espécie de “Pipicodependência”, colocando a responsabilidade ofensiva na conta dos jogadores das outras posições.

Dos 34 gols tricolores no ano, menos de um terço saiu dos pés de um atacante. Enquanto os homens da frente fizeram 11 gols, defensores e meio-campistas somam 10, cada. Além disso, três tentos contra foram registados. Das 11 bolas nas redes dos atacantes, sete foram convertidos por Pipico, com Victor Rangel e Mayco Félix fazendo um e o já ex-jogador do Santa, Patrick Nonato, marcando outros dois. Assim, no atual elenco Pipico é responsável por quase 80% dos gols marcados por atacantes.

Com isso, Jáderson (com 392 minutos em campo), Negueba (160), Derlis Alegre (159), Kleiton (79) e Felipe Almeida (15) ainda não conseguiram balançar as redes. Mas as médias dos demais também não são animadoras. Nonato deixou o Santa com um gol a cada 386 minutos, enquanto Mayco Félix tem um a cada 1.076, contra 1.216 de Rangel. Já Pipico, fora de combate há um mês e sem marcar há dois, segue com números muito superiores, precisando de 244 minutos para marcar um gol.

Com isso tudo, o ataque do Santa segue sem balançar as redes desde o jogo que marcou a retomada das competições de futebol no estado. Na vitória por 2 a 1 sobre o Sport, em 19 de julho, Pipico balançou as redes duas vezes. Desde então, 12 jogos e apenas dez gols, cinco de defensores e cinco de meias. Isso vem se refletindo, também, no rendimento do time, que mesmo bem nas competições, passou metade dessas partidas sem tirar o zero do placar. Com méritos defensivos, porém, só saiu derrotado em um desses jogos, frente ao Vila Nova.