Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com 159 minutos em campo, Derlis Alegre é mais um 'gringo' a deixar o Santa sem destaque

Atacante paraguaio de 26 anos segue risca de estrangeiros sem sucesso no Tricolor após saída do ídolo Mancuso

postado em 02/10/2020 09:30 / atualizado em 02/10/2020 09:36

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz; Ricardo Fernandes/DP; Rodrigo Baltar/Santa Cruz)
A passagem do paraguaio Derlis Alegre como jogador do Santa Cruz foi rápida. Se descontarmos o tempo de paralisação pela pandemia, o atacante teve apenas dois meses e meio no Arruda. Menor ainda foi o tempo em campo. Com apenas cinco partidas e 159 minutos, e sem sequer brigar por espaço no time, Alegre se junta à lista de estrangeiros com passagem pouco marcante no Tricolor.

A saída de Derlis Alegre foi confirmada nesta quinta, pelo executivo de futebol coral, Nei Pandolfo. Segundo ele, o jogador recebeu uma oferta para voltar ao Paraguai e a rescisão foi amigável. No século, ele foi o nono estrangeiro a vestir a camisa do Santa. Antes, Japão, Angola, Argentina, Equador e Uruguai tinham tido representantes no Arruda, mas a maioria, assim como acontece agora, saiu deixando poucas e más referências.

Largando como titular em dois jogos, Derlis foi substituído três vezes, chegando a sair em uma partida na qual já tinha sido acionado. Sem gols marcados, ele não se firmou como solução para as pontas do ataque coral, que precisaram ser reforçadas após sua chegada.

Mas Alegre ainda fez mais jogos que outros estrangeiros pouco marcantes: Coronel (1) e Bolaños (3). Na verdade, entre os nove, apenas três sobreviveram ao décimo jogo: Jhonson (12), Pisano (15) e Gino (16). Esses também fizeram os cinco gols gringos do Santa no século, mas logo deixaram o clube, em campanhas marcadas por quedas.

Assim, com Alegre, o Santa, não consegue replicar Mancuso. O badalado volante argentino rapidamente virou ídolo e foi o último estrangeiro a se firmar no time do Santa, há 21 anos.

OS GRINGOS DO SANTA NO SÉCULO XXI

2001-2002 - Koichi Hashimoto (meia, JAP)
2007-2008 - Johnson (atacante, ANG)
2013 - Fabián Coronel (volante, ARG)
2016 - Alex Bolaños (volante, EQU)
2016 - Matías Pisano (meia, ARG)
2016-2017 - Gabriel Vallés (lateral, ARG)
2017 - Federico Gino (volante, URU)
2017 - Facundo Parra (atacante, ARG)
2020 - Derlis Alegre (atacante, PAR)