Santa Cruz

SANTA CRUZ

Sem definição de rivais, Santa Cruz tem poucas dúvidas para o quadrangular do acesso

Tricolor já se garantiu na segunda fase com a classificação na liderança do Grupo A e ainda tem três jogos a cumprir para atingir melhor nível

postado em 18/11/2020 07:15 / atualizado em 17/11/2020 19:26

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Ainda restam três jogos na primeira fase da Série C, mas o verdadeiro desafio do Santa Cruz começa na metade de dezembro, no quadrangular que define as vagas do acesso. Neste momento, um já conhecido Tricolor, com time e mentalidade definidas, enfrenta incógnitas, com 16 equipes podendo entrar no mesmo quadrangular que o time recifense.

Conhecida pela disputa acirrada, a primeira fase da Série C chega à antepenúltima rodada com apenas um classificado e um rebaixado, respectivamente, Santa Cruz e Imperatriz, no Grupo A. Na outra chave, apenas os dois times do Z-2, Boa Esporte e São Bento, não têm mais chance de avançar. Dos restantes, todos os 16 podem ficar na 3ª colocação do Grupo A ou em 2ª ou 4ª do B, posições que levam ao confronto com o Santa na fase decisiva.

Essa indefinição dificulta a leitura sobre os futuros rivais, algo que vem sendo tratado de modos diferentes. Enquanto alguns pregam foco nos jogos atuais, outros, como o zagueiro Danny Morais, já acompanham o Grupo B. "Já olho como está essa classificação faz tempo. Estava vendo jogos aleatórios, não procurando adversários, mas já vi jogo do Brusque, do São José, do Ypiranga, do Tombense. Então a gente vai ficando mais naturalizado”.

Mas se os adversários são incertezas, o Santa não é. Com um modo de jogo e um time ideal bem definidos na cabeça de Martelotte e ainda com boas opções testadas no banco, o Tricolor pode usar dos jogos finais para dar o ritmo de jogo ideal aos titulares e esclarecer as últimas dúvidas do treinador, em poucas disputas: William Alves ou Célio Santos na zaga, Perí ou Leonan na esquerda e Bileu ou André no meio.

Se William e Célio deixam dúvida por sempre darem boa segurança defensiva, os alas dão características diferentes. Muito questionado pela torcida, Perí entrega consistência defensiva; Leonan dá bem mais suporte ao ataque, mas deixa lacunas atrás. Entre Bileu e André, o primeiro se aproxima mais da linha de defesa, algo que se encaixa melhor no sistema pensado pelo treinador, mas as grandes atuações do jovem mantém a dúvida. 

OS POSSÍVES RIVAIS DO SANTA NO QUADRANGULAR

Grupo A

2º - Vila Nova

3º - Clube do Remo

4º - Paysandu

5º - Manaus FC

6º - Ferroviário-CE

7º - Botafogo-PB

8º - Jacuipense-BA

9º - Treze

 

Grupo B

1º - Brusque

2º - Londrina

3º - Ypiranga de Erechim

4º - Ituano

5º - Tombense

6º - Volta Redonda

7º - Criciúma

8º - São José-RS