Sport

SPORT

Há sete rodadas sem vencer, Sport busca 1ª vitória como visitante contra Coritiba

Queda de rendimento já fez a campanha atual se igualar a do ano passado

postado em 02/09/2015 08:00 / atualizado em 02/09/2015 08:28

João de Andrade Neto /Superesportes

Paulo Paiva/DP/D.A Press
O início do Campeonato Brasileiro fez o torcedor rubro-negro sonhar alto. Afinal, até a 16ª rodada, o Sport era o clube com mais participações no G4 (14 vezes) e havia liderado a competição em outras cinco. Porém, a seca de apenas uma vitória nos últimos 11 jogos (já são sete jogos sem vencer) derrubou o Leão para o oitavo lugar e fez a campanha atual, até então histórica, se igualar a obtida no ano passado. Em 2014, também na 21ª rodada, o time somava os mesmos 31 pontos, porém na 7ª posição. Hoje, contra o Coritiba, às 22h, no Couto Pereira, o Sport versão 2015 tem a chance de passar mais uma vez a frente na disputa entre as duas campanhas. Ou ser ultrapassado pela sua versão antiga, que terminou a Série A na modesta 11ª posição.

Isso porque, no 22º compromisso do ano passado, o Sport ficou no empate por 0 a 0 com o Internacional, na Arena Pernambuco e somou seu 32º ponto. Para superar essa marca, o atual time do técnico Eduardo Baptista, no entanto, precisará fazer algo que ainda não fez nesta Série A: vencer fora de casa. O Leão é o único time da competição ainda sem vitórias como visitante, com oito empates e três derrotas. Feito que, a essa altura, o time de 2014 já havia obtido duas vezes. Uma delas, contra o próprio Coritiba (1 a 0). O outro triunfo foi diante do Vitória, em Feira de Santana.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Além disso, outra coincidência une o Sport de 2014 com o deste ano. Ambos sofreram no mês de agosto. No ano passado, foram duas vitórias, um empate e três derrotas no mês, um aproveitamento de 38,8%. Na atual temporada, o rendimento foi ainda mais inferior, com três empates e três derrotas. Apenas 16,6% de aproveitamento, o pior do Leão na Série A.

Todos esses números só aumentam a pressão para o confronto. Até porque, pela primeira vez, o Sport joga fora de casa após uma derrota no Recife. "Estamos fazendo bons jogos, apesar de não ter vencido. Mas é lógico que o momento liga o sinal de alerta porque temos que fazer algo a mais. O que estamos fazendo não está sendo o suficiente. É corrigir os erros, lutar um pouco mais e tentar voltar a vencer o mais rápido possível", destacou o experiente volante Wendel, de 33 anos.

O time
O Sport terá duas modificações para a partida, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Uma forçada e outra por opção do técnico Eduardo Baptista. Na lateral direita, Ferrugem é o substituto natural de Samuel Xavier, expulso contra o Flamengo. Já no ataque, André retorna ao time na vaga de Hernane Brocador, que por escolha do treinador volta ao banco de reservas. Assim, o goleiro Danilo Fernandes manteve o ídolo Magrão no banco, enquanto o volante Wendel segue no time, na vaga de Rodrigo Mancha.

Ficha do jogo

Coritiba
Wilson; Leandro Silva, Walisson Maia, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Cáceres, Lucio Flavio e Esquerdinha; Rafhael Lucas (Evandro) e Henrique Almeida. Técnico: Ney Franco

Sport
Danilo Fernandes; Ferrugem, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel, Diego Souza, Marlone e Maikon Leite; André. Técnico: Eduardo Baptista.

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba. 
Horário: 22h.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Cristhian Passos Sorence (GO)