Sport

SPORT

Fim da maratona de dois jogos por semana expõe brusca queda de rendimento do Sport na Série A

Após 17 jogos consecutivos atuando às quartas e domingos, Leão caiu da 5º para 10ª posição na Série A e rendimento despencou de 58% para 29% na competição

postado em 06/10/2015 14:00 / atualizado em 06/10/2015 14:27

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Heuler Andrey
Nove de agosto. O Sport vencia o Atlético-PR até os 52 minutos do segundo tempo. Jogo fora de casa. A 16ª rodada traria a primeira vitória do clube como visitante no Brasileiro. Não trouxe. O Leão sofreu o empate nos acréscimos dos acréscimos. Aquele duelo marcaria o início da maratona de duas partidas por semana na Série A. Quartas (ou quintas) e domingos (ou sábados). Coincide justamente com o início da queda de rendimento dos rubro-negros.

Àquela altura, o Sport chegava aos 30 pontos. Somava 58% de aproveitamento – empatado com o Grêmio e Fluminense, 3º e 4º colocados, respectivamente, ficando em 5º por ter menor número de vitórias. Os 17 jogos realizados da sequência, entre Brasileiro e Sul-Americana, fizeram o rendimento do Leão despencar pela metade. O aproveitamento caiu para 29%. No pacote, queda para a 10ª posição no nacional e eliminação no torneio continental.

Em meio a esse turbilhão, o Sport ainda perdeu seu técnico. Eduardo Baptista optou por assumir o Fluminense em 17 de setembro. Dias depois Falcão foi contratado para assumir o time. Em duas semanas de clube, comandou o time em quatro partidas. A primeira delas, contra o Huracán, apenas um dia após ser apresentado oficialmente pelo clube.

Ao trabalho

Os quatro jogos em dez dias permitiram à Falcão, no máximo, realizar testes. Em processo de reconhecimento do grupo, fez experiências, na sua maioria, frustradas. Em razão das eliminatórias para a Copa do Mundo, o Brasileirão terá uma espécie de “recesso” e o Leão só volta a jogar no próximo dia 14, quando receberá o Avaí, na Ilha do Retiro.

Não em vão, o tempo foi comemorado de maneira efusiva pelo treinador. “A gente vai tentar fazer alguma coisa agora neste momento de parada no campeonato, colocar alguma coisa nossa no time. Até agora, fizemos mais coisas cirúrgicas”, afirmou. O elenco rubro-negro se reapresenta hoje à tarde, no CT, para iniciar os oito dias seguidos de treinos. “Vamos tentar recuperar alguns jogadores e trabalhar setores. Não pude fazer ainda nada disso, a medida que a gente tinha jogo em cima de jogo”, acrescentou Falcão.

O saldo da maratona do Sport

48 dias
17 jogos
1 jogo a cada 67 horas (2,8 dias)
2 competições (Série A + Copa Sul-Americana)
3 vitórias
6 empates
8 derrotas
29% de aproveitamento