Sport

COPA DO BRASIL

Com cinco desfalques, Ney Franco tem primeira prova de fogo fora da Ilha do Retiro

Treinador não contará com Ronaldo Alves, Rithely, Diego Souza, André e Rogério para disputar, fora de casa, contra Joinville, vaga nas oitavas

postado em 19/04/2017 08:20 / atualizado em 19/04/2017 08:26

Peu Ricardo/Esp.DP
É inegável a melhora no futebol do Sport desde a chegada do técnico Ney Franco. Em seis jogos da equipe sob o seu comando, realizados em um espaço de 17 dias, o Leão acumula cinco vitórias e uma derrota. Essa, ainda na sua estreia, apenas três dias após ser contratado, e com o time ainda dentro do padrão de jogo do antecessor Daniel Paulista. Já com a "assinatura" do treinador na equipe, vieram a classificação sob o Campinense, na Copa do Nordeste, e as vantagens nos confrontos de ida contra Danubio, pela Sul-Americana, e Náutico, pelo Estadual. Todos, porém, disputados em casa. 

Assim, o comandante rubro-negro tem nesta quarta-feira, contra o Joinville, pela volta da quarta fase da Copa do Brasil, a sua primeira grande decisão longe da zona de conforto da Ilha do Retiro. Vaga nas oitavas de final que vale uma premiação de R$ 1,1 milhão.

Desafio que se tornou ainda maior com a quantidade considerável de ausências que o treinador terá para a partida. Em quantidade e qualidade. Ao todo, serão cinco. Todas de jogadores de peso dentro do elenco. O volante Rithely, o meia Diego Souza e os atacantes Rogério e André foram vetados por conta de desgaste muscular. Já o zagueiro Ronaldo Alves, ainda se recuperando de um estiramento na coxa esquerda, completa três partidas de fora. Desfalques frutos da maratona de jogos decisivos a que o Sport vem se submetendo em quatro competições simultâneas. 

A situação só não é mais complicada porque os leoninos jogam com a vantagem do empate, obtida após a vitória por 2 a 1, no jogo de ida, no Recife. Além disso, os pernambucanos avançam também em caso de qualquer triunfo por um gol de diferença a partir do placar de 3 a 2. Já os catarinenses precisam de uma vitória por 1 a 0 ou por qualquer outra com dois tentos de vantagem.

Cenário que dá a Ney Franco a certeza de que, para seguir na competição nacional, o Sport precisará atuar em alto nível na Arena Joinville. Com o mesmo futebol eficiente do demonstrado nos jogos na Ilha sob o seu comando.
 
"No momento estamos em quatro competições, mas falo para os atletas que não temos que lamentar isso e sim passar por cima. Já temos outro confronto difícil contra um bom adversário, que é o Joinville, e só vamos conseguir a classificação se jogarmos do mesmo nível que atuamos contra o Náutico", defendeu o treinador, se referindo a vitória por 3 a 2 no clássico do último domingo, obtida com gols marcados aos 45 e 46 minutos do segundo tempo, ambos anotados pelo jovem atacante Juninho, de 18 anos. Que devido a grande quantidade de desfalques, deve ser titular pela primeira vez no time principal.

"É um jogador de um talento enorme e que vem fazendo muito bem essa transição para o profissional. É um jovem atleta que vem sendo preparado e quando utilizado vem entrando muito bem nos jogos", elogiou Ney Franco.

Ficha do jogo


Joinville
Matheus; Caíque, Darlei, Max e Fernandinho; Roberto, Tinga, Alex Ruan e Breno; Bruno Batata e Fabinho Alves. Técnico: Fabinho Santos

Sport
Magrão; Samuel Xavier, Henriquez, Durval e Mena; Fabrício, Ronaldo e Rodrigo; Everton Felipe, Juninho e Lenis. Técnico: Ney Franco.

Local: Arena Joinville. Horário: 21h45. Árbitro: Dewson Fernando Freitas (Fifa-PA). Assistentes: Helcio Araujo Neves e Jose Ricardo Coimbra (ambos do PA).