Sport

SPORT

Sem Firmino, Diego Souza pode aproveitar chance na Seleção e recebe elogios de Tite

Treinador do Brasil mostrou que continua acompanhando o desempenho do rubro-negro, que já marcou dez gols e deu cinco assistências no ano

postado em 19/05/2017 13:20 / atualizado em 19/05/2017 15:30

Ricardo Fernandes/DP
Diego Souza pode tirar vantagem da ausência de Roberto Firmino na lista do técnico Tite para os amistosos contra Argentina e Austrália, no início de junho. O jogador do Liverpool não foi chamado para descansar e se recuperar de uma lesão no adutor. Teoricamente, os dois brigam por uma vaga na Seleção Brasileira de Tite. Disputa que deve seguir até a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Tanto Firmino quanto Diego estiveram presentes na convocação para os jogos diante de Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias, devido à ausência de Gabriel Jesus. Na lista divulgada nesta sexta-feira, o treinador voltou a contar com o jogador do Manchester City, mas, ainda assim, chamou o rubro-negro, enquanto Firmino ficou de fora por conta da lesão. É um passo e tanto para o atleta do Sport, que começa a ver a Copa do Mundo de 2018 cada vez mais palpável.

Neymar também não foi convocado, mas, teoricamente, Diego Souza não vem sendo chamado para essa vaga - Taison se encaixa mais neste perfil. Tite já falou, e voltou a explicar nesta sexta-feira, como pensa o posicionamento do jogador do Sport na Seleção: atuando mais centralizado, mas com bastante movimentação. Ou seja, seria, hoje, o primeiro reserva de Gabriel de Jesus.

Não por acaso, Diego foi citado por Tite na coletiva após a convocação. Recebeu elogios do treinador, sobretudo, pela sua participação nos jogos, mesmo com pouco tempo em campo. Nas partidas com Uruguai e Paraguai, o rubro-negro foi acionado já no final. No total, atuou por 11 minutos. "No jogo do Uruguai, o Diego entrou muito bem e, apesar do pouco tempo, criou duas jogadas que poderiam resultar em gol. Contra a Colômbia, também foi muito bem, numa função de movimentação. É muito importante essa característica", avaliou o treinador. "Ou seja, tem que oportunizar a ele a condição, para não ser bota e tira, o que gera no grupo uma intranquilidade", completou.

Diante da Colômbia, num amistoso para o qual foram chamados apenas jogadores que atuavam no Brasil, Diego Souza foi titular e ficou em campo por 64 minutos. Já Firmino foi o titular nas Eliminatórias, embora substituído no final dos jogos.

Monitoramento

Tite garantiu que segue monitorando Diego Souza, assim como vem fazendo desde o ano passado. Na convocação anterior, o treinador havia apresentado como justificativa o fato de o jogador do Sport ter sido o mais efetivo do Brasileiro. Nesta sexta-feira, respondendo a uma pergunta do Superesportes, o técnico voltou a lembrar essa qualidade, com números atualizados da temporada, comprovando que, realmente, está seguindo de perto do rubro-negro.

"Nós monitoramos todos os destaques, inclusive acompanhamos a vocês na mídia de Pernambuco para saber o que está sendo falado sobre ele (Diego). Me utilizararei de alguns dados até para exemplificar. O Diego Souza no passado foi um dos goleadores (do Brasileiro), com 14 gols e seis assistências. Isso é muito para um Campeonato Brasileiro com o nível de exigência que tem. Esse fato continua sendo levado em consideração. Nesse ano ele já fez dez gols e tem cinco assistências", explicou Tite.