Sport

SPORT

Volta de Diego Souza abre dúvida sobre o sistema do Sport com três ou dois volantes

Camisa 87 pode atuar tanto na armação do meio de campo quanto aberto pela ponta no ataque. Nesse caso, Thallyson ou Thomás podem perder espaço

postado em 16/06/2017 08:50 / atualizado em 16/06/2017 13:25

PAULO PAIVA/ DP
Após desembarcar no Recife apenas na noite dessa quinta-feira, retornando dos dois amistosos com a seleção brasileira contra Argentina e Austrália, em Melbourne, o meia Diego Souza é o grande reforço do Sport para a próxima rodada do Brasileirão. Apesar do desgaste pela longa viagem, o jogador está confirmado na equipe que vai enfrentar o Vitória, domingo, na Ilha do Retiro, pela 8ª rodada. Resta saber na vaga de quem.

Mais uma vez, o técnico Vanderlei Luxemburgo fechará a movimentação à imprensa. O intuito é passar o mínimo possível de informações para o comandante do rubro-negro baiano, Alexandre Gallo. Porém, em tese, são apenas duas as formas de jogar do Sport com a volta do seu principal jogador - já que o próprio treinador descartou utilizar o camisa 87 de centroavante.

Uma delas, mais provável, é com Luxemburgo abrindo mão do esquema com três volantes, utilizado justamente pela ausência de Diego Souza nas partidas contra Flamengo (vitória por 2 a 0), Vasco (derrota por 2 a 1) e São Paulo (empate por 0 a 0). Nesse caso, o atleta atuaria como principal homem de articulação ofensiva no meio de campo, tendo Rithely e provavelmente Patrick atuando na retaguarda. Após duas apresentações fracas, o garoto Thallyson é o mais cotado para perder espaço no time.

Já a outra alternativa seria a manutenção da trinca de volantes. Dessa forma, Diego Souza assumiria um papel mais avançado, aberto pelos lados. Função que já desempenhou outras vezes no time, tanto com Daniel Paulista quanto com Ney Franco como técnico. Nesse cenário, o mais provável seria a saída de Thomás, já que André continuaria sendo a referência na área e Osvaldo vem de boas atuações.

Treinador quer implantar estilo de jogo da Alemanha

De acordo com Vanderlei Luxemburgo, nas últimas partidas, a intenção foi escalar o time da melhor maneira possível para encaixar Diego Souza após o retorno da seleção. Depois do empate com o São Paulo, revelou gostar de ter três homens de marcação no meio de campo. 

"Gosto muito dessa forma de jogar. A Alemanha jogou aqui no Brasil dessa forma (na Copa do Mundo) com Schweinsteiger, Khedira e Toni Kroos. Não estou falando de qualidade, mas de volantes que jogam. Estamos achando um modelo de jogar para encaixar o Diego quando ele voltar", explicou o treinador leonino.