Sport

SPORT

Com risco de rebaixamento iminente, Sport visita Fluminense para se manter vivo na Série A

No Maracanã, Rubro-negro busca vitória diante de adversário com vida já resolvida para evitar chance de ser rebaixado ao fim da rodada

postado em 25/11/2017 00:01 / atualizado em 24/11/2017 20:38

Ricardo Fernandes/DP
O ano todo em jogo numa só partida. O planejamento do Sport para 2018 está depositado no duelo das 16h deste sábado, contra o Fluminense, no Maracanã. A duas rodadas do fim da Série A, o Rubro-negro entra no sagrado templo do futebol com o compromisso inadiável de ganhar. Só assim, não dependerá de um tropeço do Vitória no domingo para não ter sacramentado o rebaixamento à Segunda Divisão. Pela manutenção da esperança de se livrar da degola, o Leão aposta uma das suas últimas fichas contra um adversário com vida resolvida no campeonato. 

Se o Sport derrotar o Flu, invariavelmente chegará vivo na última rodada do Brasileiro - independentemente do que acontecer no confronto entre os concorrentes diretos Ponte Preta e Vitória no dia seguinte, no Moisés Lucarelli. Porém ainda com a possibilidade de cair ao fim da rodada se tudo der errado, a pressão por um resultado positivo no Maracanã se tornou gigante. Apesar da necessidade de vencer para não colocar em risco o ano que vem, os jogadores tentam manter o equilíbrio emocional para este duelo no Rio de Janeiro. 

“Essa partida contra o Fluminense será a mais importante do ano até aqui e a parte psicológica vai contar muito agora. Temos que manter a confiança e a motivação para vencermos e continuarmos vivos nesta briga para fugir do Z4. Não podemos vacilar. Erro zero neste jogo”, reforçou o zagueiro Henriquez.

Para o Sport, o clima do jogo é de decisão. Podendo agora ser rebaixado depois de quatro anos consecutivos na elite, a maior sequência de um clube nordestino na competição, o Rubro-negro se depara com um Fluminense livre da possibilidade de queda - chance eliminada na rodada passada, quando derrotou a Ponte Preta por 1 a 0, no mesmo Maracanã. Mas a condição do adversário não muda a percepção dos leoninos sobre a partida. Segundo o técnico Daniel Paulista, não há motivos para comemorar um oponente sem mais aspiração na Série A.

“A gente escuta muito que eles não têm aspiração dentro do campeonato. Sou totalmente contra isso. Eles têm aspirações profissionais. São jogadores profissionais de alta qualidade, de alto nível. Vão jogar sempre para vencer e dar o melhor. Por isso, me preocupo com o que nós vamos apresentar, não com o adversário, porque sei que vão vir para ganhar", pontuou o comandante.

Time
Daniel Paulista ganhou a possibilidade de repetir o time titular pela terceira vez seguida. O lateral-esquerdo Sander se recuperou das dores no ombro e participou normalmente das últimas atividades, no Rio de Janeiro. Caso o treinador não queira utilizá-lo por motivos técnicos, Rithely retorna à titularidade. Com a volta do volante, Mena seria deslocado da ponta para a lateral. 

Adversário 
O Fluminense não vai poupar ninguém nesta última rodada, contra o Sport. A tendência, inclusive, é que o técnico Abel Braga repita a mesma escalação que utilizou no jogo passado, quando venceu a Ponte Preta no mesmo Maracanã e eliminou o risco de queda. Simultaneamente à preparação para o duelo com o Leão, Abel iniciou as conversas para renovação contratual com o Tricolor Carioca para 2018. 

Os possíveis cenários nesta penúltima rodada: 

Sport perde e Vitória ganha (Sport rebaixado)

Sport ganha e Vitória empata (Sport deixa o Z4 e só depende de si na última rodada)

Sport ganha e Vitória perde (Sport deixa o Z4 nesta rodada se ultrapassar a Ponte Preta no saldo de gols, hoje de -13 contra -14).

Sport e Vitória ganham (Ponte rebaixada e última vaga do Z4 será decidida na última rodada entre os dois rubro-negros)

Sport empata e Vitória ganha (Sport tem que vencer na última rodada, torcer contra Vitória e ultrapassá-lo no saldo de gols, hoje de -13 contra -8)

Sport perde e Vitória empata (Sport tem que vencer na última rodada, torcer para Vitória perder e Ponte Preta não ganhar)

Sport e Vitória empatam (Sport tem que vencer na última rodada e torcer para Vitória e Ponte não vencerem)

Ficha do jogo

Fluminense
Diego Cavalieri; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Marlon; Marlon Freitas, Douglas, Sornoza e Scarpa; Marcos Junior e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga.

Sport
Magrão; Raul Prata, Henríquez, Durval e Sander (Rithely); Anselmo, Patrick, Marquinhos, Diego Souza e Mena; André. Técnico: Daniel Paulista. 

Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ). Horário: 16h (horário do Recife). Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA). Assistente: Hélcio Araújo Neves (PA) e José Ricardo Guimarães Coimbra (PA).