Sport

SPORT

Sport contrata técnico Eduardo Baptista, que volta ao clube para substituir Claudinei Oliveira

Treinador retorna após deixar Leão por decisão própria na temporada 2015

postado em 15/08/2018 13:04 / atualizado em 15/08/2018 19:11

Paulo Paiva/DP
Em 27 de outubro de 2016, Eduardo Baptista pisou na Ilha do Retiro pela primeira vez depois que deixou o Sport para treinar o Fluminense em 2015. Na época, no comando da Ponte Preta, o treinador ficou com os olhos marejados por pisar naquele gramado em que foi recebido entre aplausos e vaias. “Aqui é minha vida, aqui é minha casa”, disse. Pois, então, o comandante está de volta ao seu lar. Ele foi o escolhido pela diretoria e chegou a um acordo nesta quarta-feira para substituir Claudinei Oliveira. Agora, tenta tirar o Leão da sequência de oito partidas sem vencer e com a sombra da zona de rebaixamento da Série A ainda maior. Terá 20 jogos pela frente junto ao auxiliar técnico Gustavo Bueno, que também esteve no Rubro-negro. O seu primeiro treino acontece nesta quinta-feira à tarde, no CT, visando ao jogo contra o Santos, no próximo sábado, na Vila Belmiro.

Eduardo Baptista tem um acordo para comandar o time até o fim desta temporada. Ele chega com pouco espaço para reformulação do time e terá que aumentar o rendimento do grupo que tem em mãos. O clube não pode mais contratar jogador de um rival da Série A por ter estourado a cota máxima de cinco atletas adquiridos durante a competição. Além disso, o ciclo de contratações está praticamente encerrado pela diretoria, com apenas um primeiro volante sendo aguardado.

Eduardo Baptista também chega em um contexto de pressão. É o terceiro técnico do Sport na temporada. O primeiro foi justamente seu pai, Nelsinho, que saiu do clube acusando a atual diretoria de fazer terrorismo. Apesar disso, ele conserva um bom relacionamento com o vice-presidente de futebol Guilherme Beltrão.

O “novo” treinador do Sport chega ao clube após pouco tempo desempregado. Ele foi demitido do Coritiba na semana passada após empatar em 0 a 0 com o vice-lanterna da Série B, Sampaio Corrêa. No Coxa, foram 18 partidas, com seis vitórias, oito empates e quatro derrotas, com 48,1% de aproveitamento. Antes do time paranaense, Eduardo Baptista também passou por Fluminense, Palmeiras, Ponte Preta e Atlético-PR.

Histórico de Eduardo Baptista no Sport

Eduardo Baptista tem uma ligação estreita com o Sport. Já em 2008, aportou no clube como preparador físico junto ao pai Nelsinho Batista. Em 2014, mudou de profissão. Assumiu o time ainda interinamente no dia 30 de janeiro de 2014 e acabou sendo campeão da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano daquele - esses sãos os dois títulos que tem pelo clube. Em seguida, fez um Campeonato Brasileiro regular e terminou na 11ª posição.

Já em 2015, começou a temporada com bons resultados e era visto como um dos técnicos mais promissores do Brasil. Em seguida, contudo, acabou eliminado na mesma semana do Estadual e do Nordestão. Primeiro pelo rival Bahia em uma quarta-feira e, no domingo seguinte, pelo surpreendente Salgueiro. Porém, seguiu com respaldo do então vice-presidente de futebol Arnaldo Barros, hoje presidente do clube.

Na Série A, o Sport virou sensação, e Eduardo Baptista foi apontado como o principal responsável pela quase irretocável campanha da equipe. O Leão chegou a liderar o Brasileiro por cinco rodadas. Só conheceu a primeira derrota no 12º jogo, contra o Atlético-MG.


Foi justamente nesse momento que o time começou a desandar. Bastante pressionado pela torcida, o comandante resolveu aceitar uma oferta do Fluminense e deixou a diretoria surpresa, que, na época, soltou uma nota oficial em tom crítico ao treinador. “O Sport lamenta a decisão do técnico, que interrompe intempestivamente a participação em projeto de longo prazo a que se comprometera com o clube, e que foi bancado pela diretoria em situações dificílimas nos anos de 2014 e 2015”, afirmava o comunicado.

Passagem de Eduardo Baptista como técnico do Sport

1 anos e 7 meses
127 partidas
55 vitórias
35 empates
37 derrotas
53% de aproveitamento

Quando estreou

30 de janeiro de 2014
Náutico 0 x 3 Sport - Copa do Nordeste

2 títulos

Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano (ambos 2014)
 
Reprodução/TV COXA