Sport

SPORT

Com emoção, Sport bate Vasco por 2 a 1 e fica a dois pontos de sair da zona de degola

Gols foram marcados pelo atacante Matheus Gonçalves, no primeiro tempo da partida e lateral direito Cláudio Winck ampliou, de cabeça, na etapa final

postado em 20/10/2018 18:17 / atualizado em 22/10/2018 14:09

Anderson Freire/Sport Club do Recife
A primeira batalha dos quatro confrontos diretos na luta contra o rebaixamento foi vencida. Um suspiro, mesmo que momentaneamente, para o Sport, que está há 12 rodadas seguidas convivendo na zona da degola do Brasileirão. O Leão sofreu pouco e conseguiu furar a retranca do Vasco, carimbando o jogo por um placar de 2 a 1, com gols de Mateus Gonçalves e Cláudio Winck. Esboçando reação necessária para seguir vivo no campeonato, agora resta esperar - e vencer - o próximo jogo diante do Vitória, também na Ilha do Retiro, para manter acesa a esperança. Antes, no próximo sábado, a equipe visita o Grêmio, em Porto Alegre.

O jogo

O primeiro tempo se mostrou aberto, com as duas equipes buscando o ataque,  mas sem consistência, porque abusavam nos erros de passe. Ao Vasco, a tática definida era concentrar as jogadas no erro dos rubro-negros e partir para o contra-ataque. Mas esse cenário se desenhou até a metade da primeira etapa, quando o Sport concentrou as investidas e viu a saída de Pikachu aos 18 minutos, após pancada na cabeça. E, em duas jogadas, aos 17 e 19 minutos, uma bola na trave do goleiro Fernando Miguel. E, poucos minutos depois, a redenção para os rubro-negros. Matheus Gonçalves puxou a marcação e bateu no ângulo direito do goleiro vascaíno, sem chance de defesa. 

Entretanto, apesar da atuação consistente que o time pernambucano havia fazendo, precisou apenas de um vacilo na defesa para levar o golpe. No final da primeira etapa, em erro do lateral direito Cláudio Winck,  Fabrício, que entrou no lugar de Pikachu, aproveitou o deslize do jogador rubro-negro, driblou o goleiro Mailson e empatou o jogo para o Vasco.  Mais tranquilo após o gol de empate, o Cruz Maltino se viu mais tranquilo para voltar a jogar e virar a partida, se não fosse Mailson, goleiro do Sport. Em falta batida nos 38 minutos, o goleiro salvou o gol que seria da virada. 

Segundo tempo

Sem mudanças para a etapa final em ambas as equipes, o Sport subiu as linhas de marcação, e passou a pressionar mais a saída de bola do Vasco, que se viu obrigado a forçar a transição direta para o ataque, sem consistência ofensiva.  E o Rubro-negro, pelos lados do campo, teve mais chance de criação. Em jogada de Sander, no bate rebate dentro da área, o lateral cruzou para Cláudio Winck balançar as redes e colocar, novamente, o Sport à frente. 

Após o gol, o Vasco sentiu o baque. E, aos 25 quase os rubro-negros fizeram o terceiro, com boa chegada de Cláudio Winck pelo lado direito.  Ainda, o Sport conseguiu fazer o terceiro com Andrigo, mas teve o gol anulado pelo assistente. Para marcar a atuação segura do Leão, veio mais uma oportunidade. De pênalti, no final da partida, mesmo sendo perdido por Gabriel, o Sport voltou a respirar.
 

Ficha do jogo

Sport 2

Mailson; Cláudio Winck, Adryelson, Ernando e Sander; Marcão, Jair, Gabriel, Michel Bastos e Mateus Gonçalves (Andrigo); Hernane Brocador(Rogério). Técnico: Milton Mendes

Vasco 1

Fernando Miguel; Rafael Galhardo, Werley, Leandro Castan e Ramon; Bruno Ritter(Giovanni Augusto), Desábato(Bruno Cosenday) e Willian Maranhão; Yago Pikachu(Andrés Rios), Fabrício e Maxi López. Técnico: Alberto Valentim

Local: Ilha do Retiro (Recife)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO/Fifa)

Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO/Fifa) e Bruno Raphael Pires (GO/Fifa)

Gols: Matheus Gonçalves(24’ do 1T), Fabrício(38’ do 1T), Cláudio Winck( 24’ do 2T)

Cartões amarelos: Rafael Galhardo e Leandro Castan(V)

Público: 13.780 torcedores