Sport

SPORT

Formados no Sport, Adryelson e Chico iniciam temporada com destaque em setor criticado

Defesa rubro-negra apresentou problemas graves nas últimas três temporadas

postado em 29/01/2019 09:37 / atualizado em 29/01/2019 10:39

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Nos últimos três anos, o Sport sofreu com a defesa e figurou entre os piores times no quesito durante a Série A. Em 2016, teve a terceira marca mais negativa da competição. Em 2017, aprofundou a crise e ficou com a primeira e inglória posição. Já no ano passado, foi o segundo time mais vazado do Brasileiro. Com a queda à Série B, enfim, o setor passou por uma reformulação. Ironicamente, no entanto, a produção caseira é que desponta como a solução para estancar o grande número de gols sofridos pelo time rubro-negro na trajetória recente. 

A parceria formada por Adryelson e Chico, ambos com 20 anos, veio de maneira improvável, mas larga com destaque no Leão. Na partida de estreia na temporada, o técnico Milton Cruz decidiu apostar em uma contratação para formar dupla com Adryelson. Vindo do Botafogo-PB, Walber, por outro lado, falhou em dois gols na derrota de 3 a 2 para o Flamengo-PE e acabou sacado do time. Na rodada seguinte, Chico foi acionado emergencialmente. 

Diante do Vitória, a dupla de defesa deu seu cartão de visitas. O time não foi vazado e ganhou por 2 a 0. Na rodada seguinte, veio o triunfo por 3 a 1 sobre o Náutico, com um gol sofrido em que os rubro-negros apontam ilegalidade por uma falta em Magrão. 

Para além dos resultados, vem o desempenho da parceria que já existe desde o time sub-17 do clube e teve a primeira chance no profissional em 2017, quando o Rubro-negro entrou em campo apenas com atletas da base e empatou com o Salgueiro em 2 a 2 pelo Estadual.

Há mais tempo no elenco principal, Adryelson dá sequência à boa fase desde a reta final da última Série A. Rápido, dono de uma impulsão que o faz saltar 55 centímetros e autor de dois gols de cabeça neste ano, é uma revelação mais consolidada e que negocia extensão de contrato com a diretoria do clube. O acordo que possui é válido até o fim deste ano. 

Chico, por sua vez, ainda dá os primeiros passos no profissional e foi efetivado pelo técnico Milton Cruz neste ano. Jogando pelo lado esquerdo, mostra a frieza necessária para um jogador da posição e ainda se notabilizou pelo bom posicionamento ao evitar dois gols de rivais em cima da linha. 

Atenção especial com Chico

Recém-lançado no time, Chico teve conversas preliminares com Milton Cruz antes de ser lançado. O técnico, por sinal, ressalta a importância de se ter jogadores formados no clube em ação.

“Conversei bastante com Chico, como converso com todos os jogadores. Passei confiança total para ele. Nos treinamentos que vi, ele se destacou. No primeiro jogo, coloquei Walber, que também estava bem nos treinos. Mas, o Chico é um jogador da base, que vem com o DNA do clube. Ele junto com Adryelson já formavam uma dupla de zaga na base.”

Ficha técnica

Adryelson
Idade: 20 anos 
Estreia: 5/5/2015
Jogos pelo Sport: 18
Gols: 3

Chico
Idade: 20 anos
Estreia: 3/4/2017
Jogos pelo Sport: 3
Gols: 0