Sport

SPORT

Em noite para se esquecer, Sport é eliminado na primeira fase Copa do Brasil pelo Tombense

Em noite terrível de Magrão, Leão foi reprovado no seu primeiro grande teste da temporada; agora o Rubro-negro busca reabilitação no clássico do domingo

postado em 13/02/2019 22:33 / atualizado em 13/02/2019 23:55

Paulo Paiva/DP Foto
Após acumular quatro vitórias fáceis no Campeonato Pernambucano, o Sport foi reprovado no primeiro grande teste que teve na temporada. Abusando de errar nas finalizações, cedendo espaços na defesa e contando até com falhas do ídolo Magrão, o Leão foi derrotado pelo Tombense por 3 a 0, no interior mineiro, e está eliminado precocemente da Copa do Brasil. Com isso, os rubro-negros deixam de faturar uma premiação de R$ 625 mil e saem da competição apenas com R$ 525 mil, referentes a primeira fase.

Fora também da Copa do Nordeste, esta por opção própria, resta aos leoninos apenas a disputa do Campeonato Pernambucano até o início da Série B, em abril. No próximo domingo, o Sport faz o Clássico das Multidões com o Santa Cruz, no Arruda.

O jogo

Jogando pelo empate e em um campo bastante encharcado pelas fortes chuvas que caíram na cidade de Tombos durante boa parte do dia, o técnico Milton Cruz mandou a campo uma equipe reforçada na marcação, com o retorno de Sander à lateral esquerda e o meio de campo com os volantes Ronaldo, Charles e Kaio. Este havia feito a sua estreia domingo passado, diante do Petrolina, pelo Campeonato Pernambucano. 

E com uma marcação alta, na saída de bola dos donos da casa, o Sport foi melhor que o Tombense durante boa parte do primeiro tempo. Foram pelo menos três boas chances de abrir o placar, duas delas com Hernane Brocador, que falhou em ambas. Uma delas, após driblar o zagueiro dentro da área e chutar em cima do goleiro Felipe, ex-Náutico.

Explorando principalmente os lados do campo, o Leão ainda colocou uma bola na trave, com Ezequiel, em belo chute cruzado. Porém, além da ausência de criação no meio de campo, os rubro-negros cometeram outra falha na primeira etapa ao deixar o veterano meia Juan jogar livre. Assim, o ex-ídolo do Flamengo, aos 37 anos, foi o principal jogador do time mineiro. 

E com liberdade, abriu o placar para o Tombense aos 31 minutos, após Magrão dar rebote em chute forte do atacante Everton, que passou em jogada individual por Kaio e o lateral direito Norberto. Pela primeira vez na temporada, o Sport foi para o intervalo atrás do placar.

Segundo tempo 

Mesmo com a desvantagem no marcador, o técnico Milton Cruz, satisfeito com o desempenho do seu time, não fez nenhuma mudança no Sport para a etapa final. Mesmo assim, o Sport, como no primeiro tempo, conseguia criar jogadas. E desperdiçá-las com o Brocador, que livre dentro da área, mandou por cima outra boa oportunidade, aos sete minutos. A essa altura, o Tombense já estava todo recuado em seu campo de defesa. O que tornava ainda mais desnecessário a manutenção dos três volantes em campo.

Aos 15 minutos, enfim, Milton Cruz optou por dar mais força ofensiva ao Sport com a entrada do atacante Juninho na vaga de Kaio. Em seu primeiro lance, o prata da casa foi individualista e finalizou uma bola com o Brocador completamente livre dentro da área. Na sequência, Hernane deixou o campo para a entrada do também centroavante Elton.
Porém, foi o Tombense que ampliou o placar. Com direito a falha de Magrão. Aos 25 minutos, após nova escapada com liberdade, Juan cruzou rasteiro e o ídolo rubro-negro soltou a bola nos pés de Denílson, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Com a desvantagem ainda maior no placar, Milton Cruz partiu para o desespero, com a entrada de Alisson Farias na vaga do lateral Norberto. Ao todo, o Sport terminou a partida com cinco atacantes em campo. O suficiente apenas para aumentar o número de impedimentos. Foram 14 ao todo na partida.

Aos 49 minutos, Marquinhos deu toques de humilhação à eliminação do Sport ao marcar o terceiro gol.

Ficha do jogo

Tombense 3

Felipe; David (Bruno), Lincoln, Reynaldo e Bruninho; Rodrigo, Trindade e Juan; Lucas de Sá (Marquinhos), Everton (Vander) e Denílson. Técnico: Ricardo Drubsky

Sport 0

Magrão; Norberto (Alisson Farias), Adryelson, Rafael Thyere e Sander; Ronaldo, Charles e Kaio (Juninho); Guilherme, Hernane (Elton) e Ezequiel. Técnico: Milton Cruz.

Local: Estádio Antônio Guimarães Almeida, em Tombos (MG)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes
Assistentes: Márcio Soares Maciel e Adailton Fernando Menezes 
Gols: Juan, aos 31 min do 1º, Denílson, aos 25 min do 2º e Marquinhos, aos 49 min do 2º
Cartões amarelos: Lincoln (T), Norberto, Elton (S)