Sport

SPORT

Guto comemora vitória do Sport, cita vantagens e pontua: 'conseguimos impor nosso jogo'

Desde que assumiu o time, o comandante venceu com placar largo as três partidas que disputou e acrescentou muitas evoluções técnicas ao Leão

postado em 17/03/2019 19:29 / atualizado em 17/03/2019 22:41

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport Recife)</i>
A meta do Sport para esta reta final da fase de grupos do Campeonato Pernambucano foi cumprida com sucesso. O Leão, disputando apenas essa competição, finalizou sua participação como líder isolado da tabela e com a vantagem de disputar as quartas e as semifinais (caso chegue lá) em casa. A vitória por 2 a 1 contra o Central, na tarde deste domingo, confirmou a boa campanha inicial da equipe Rubro-negra e mostrou que a chegada do técnico Guto Ferreira realmente fez o futebol do time evoluir. 

Desde que assumiu o grupo, o comandante venceu as três partidas que disputou e teve participação direta para fazer com que o Sport tivesse o melhor ataque do estadual, junto com o Salgueiro, e também o melhor aproveitamento. Em coletiva, o treinador comentou a partida contra a Patativa e comemorou a vitória.

“Eu acho que hoje nós tivemos vários pontos positivos. Nos adaptamos rapidamente ao campo. É um campo que tira um pouco a velocidade da nossa equipe e é, aparentemente, um pouco menor. Mesmo assim, conseguimos impor o nosso jogo. No primeiro tempo já poderíamos ter saído com a vantagem no placar. Controlamos bem a equipe do Central e tivemos a felicidade no segundo tempo de fazer dois gols e criar inúmeras chances. Nos desconcentramos um pouquinho nos acréscimos e acabamos levando um gol, que nos fez ver a capacidade do Central”, declarou.

Guto Ferreira foi questionado se, em algum momento, ele pensou que a estratégia traçada não daria certo. A resposta foi direta e segura: “Se eu não acredito naquilo que eu estou propondo, eu não tenho que estar aqui. Um dos trunfos do treinador para as coisas darem certo é ter o poder do conhecimento e isso é uma coisa que tem me agradado muito neste grupo, que, desde o primeiro treinamento, comprou nosso projeto. Eles acreditam no nosso trabalho. A evolução dos treinamentos têm consequências dentro de campo”, disse.

‘Briga’ no ataque 

Um dos gols do Leão na partida foi do centroavante Hernane Brocador. Logo depois de balançar as redes, porém, ele foi substituído. Elton assumiu a vaga e entrou bem no jogo. Guto elogiou os atletas e vibrou por tê-los à disposição. “Quem tem apenas um, não tem nenhum. É bom que tenhamos várias opções de ataque. Poder contar com dois jogadores do gabarito do Elton e do Brocador é ótimo. Entra um ou outro, mas os dois sempre se respeitam, se cumprimentam e trabalham para o melhor da equipe. O crescimento de um acaba puxando o crescimento do outro. Só quem ganha com isso é o Sport”, frisou.

Pés no chão e foco no mata-mata

A vitória deste domingo agradou bastante o treinador, entretanto, ele defende que é preciso ter os pés no chão, respeitar os adversários e focar nesta fase final decisiva. “Ainda temos que evoluir muito. Precisamos ter respeito pelos nossos adversários. O Santa Cruz, o Náutico, o Salgueiro, o próprio Central, que fez uma campanha brilhante. Esse é o momento que não podemos errar. Temos que ter o pezinho bem fincado no chão, saber das nossas virtudes e deficiências e fazer dentro de campo o nosso melhor, de maneira que os nossos defeitos não se sobressaiam para alcançarmos o título. Estamos preparados para não errar”, afirmou o professor rubro-negro.