Sport

SPORT

Sport sai atrás, reage no 2º tempo, mas acumula o 8º empate na Série B e fica fora do G4

Atuando na Arena, Leão saiu atrás do Coritiba, mas arrancou o empate por 1 a 1 no segundo tempo. É o terceiro empate seguido como mandante

postado em 01/08/2019 23:28 / atualizado em 02/08/2019 00:44

O Sport acumulou mais um tropeço como mandante nesta Série B. Após um primeiro tempo muito ruim e uma reação na etapa final, os rubro-negros amargaram o terceiro empate seguido atuando no Recife ao ficar no 1 a 1 com o Coritiba, na Arena de Pernambuco. Ao todo foi o oitavo jogo de igualdade no marcador do Leão neste Campeonato Brasileiro. 

Desta forma, o time pernambucano abre a 14ª rodada fora do G4, na 5ª colocação, com os mesmos 23 pontos do Coritiba, que fecha a zona de acesso à Série A, na 4ª colocação (mas com uma vitória a mais). Ambos, porém, devem perder posições com o complemento da rodada. O Sport só volta a campo no próximo dia 11, contra o Criciúma, fora de casa. 

O jogo

Para a partida, o técnico Guto Ferreira resolveu apostar em algumas improvisações para suprir as muitas ausências por conta de lesões. Assim, resolveu escalar o zagueiro Éder na lateral esquerda e Guilherme mais uma vez foi acionado mais recuado, como meia. Alternativas que não surtiram efeito. Remendado e desorganizado, o Leão fez um péssimo primeiro tempo. Ao ponto da desvantagem parcial de 1 a 0 no intervalo ficar “barato”.

Tanto que a única chance razoável de gol do Sport veio aos 14 minutos, quando Hernane deu uma bela enfiada de bola para Norberto, que sem ângulo, chutou para fora. No mais, engessado, os rubro-negros não conseguiram em nenhum momento furar o bom bloqueio defensivo do Coxa.

Por outro lado, mesmo também com desfalques, entre eles o atacante Rodrigão, artilheiro da Série B com nove gols, a equipe paranaense se mostrou muito mais organizada em campo, conseguindo chegar ao ataque de forma estruturada. E quase sempre conseguindo levar perigo quando explorava justamente o improvisado lado esquerdo da defesa leonina.

E foi por esse setor que que o Coritiba abriu o placar logo aos 10 minutos, após boa triangulação envolvendo Juan Alano, Diogo Mateus e Róbson que completou cruzamento rasteiro sem defesa para Mailson. 

Tendo até certo ponto o jogo sob controle, o Coritiba ainda desperdiçou uma excelente oportunidade de ampliar já nos descontos, quando Juan Alano, após bate rebate na defesa, pegou o rebote na entrada da pequena área e chutou por cima.
  

Reação no segundo tempo

No retorno para a etapa final, buscando dar mais criatividade ao setor ofensivo, Guto Ferreira colocou em campo o meia Sammir na vaga de Yan. Com isso, Guilherme foi avançado para o ataque. A alteração surtiu efeito e o Sport no “modo padrão” passou a trabalhar melhor a bola no campo de ataque.

E justamente em uma jogada muito bem trabalhada saiu o gol de empate. Guilherme deu lindo passe em infiltração para Norberto dentro da área. O lateral cruzou na medida para Hernane, sem marcação, empurrar para as redes, aos 14 minutos. Belo gol do Leão.

Após o empate, o Sport não diminuiu o ritmo e seguiu buscando o ataque. Com paciência e de forma equilibrada, procurando trabalhar bem a bola. A essa altura, o Leão já era melhor em campo. O Coritiba, por sua vez, apostava nos contra-ataques. Porém, com saída muito lenta para o ataque.

Aos 29 minutos, Guto tentou sua última cartada em busca da virada ao acionar Juninho na vaga do apagado Ezequiel. Mas apesar da boa entrada do prata da casa e da pressão nos minutos finais, o Sport não conseguiu sair de campo com a vitória. Mais uma vez.

Ficha do jogo

Sport 1
Mailson; Norberto, Cleberson, Rafael Thyere e Éder; Ronaldo, Charles (Yago) e Guilherme; Yan (Sammir), Hernane e Ezequiel (Juninho). Técnico: Guto Ferreira.

Coritiba 1
Alex Muralha; Diogo Mateus, Wallison Maia (Rafael Lima), Sabino e Wiliam Matheus; Matheus Sales, Luiz Henrique (Vítor Carvalho), Thiago Lopes e Juan Alano; Róbson (Wellisol) e Igor Jesus. Técnico: Umberto Louzer.

Local: Arena de Pernambuco
Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral (RS)
Assistentes: José Eduardo Bernardi e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
Gols: Róbson, aos 10 min do 1º tempo, Hernane, aos 14 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Cleberson (S), Alex Muralha, Róbson, Rafael Lima (C )
Público: 14.152