Sport

SPORT

Com acertos de Marcinho e Willian Farias, Sport se aproxima de 30 contratações no ano

Apesar de conviver com grave crise econômica, Leão tem prospectado bons valores no mercado para a construção de elenco que briga por acesso

postado em 13/09/2019 21:31 / atualizado em 13/09/2019 21:34

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport)</i>
No início de 2019, o clima de apreensão tomava conta da Ilha do Retiro devido à grave crise econômica em que o Sport estava mergulhado. Após o rebaixamento e a saída de inúmeros jogadores, muitas incertezas pairavam sobre a Ilha do Retiro acerca da montagem do plantel que teria a missão de disputar as três competições em que o Rubro-negro estaria envolvido no ano. Agora, com dois terços do ano concluídos e uma campanha que credencia o Sport a brigar pelo acesso e, para os mais otimistas, por título, o clube se aproxima da 30ª contratação de seu plantel com as chegadas do volante Willian Farias e do atacante Marcinho. 

Ao todo, o Leão já conta com 27 jogadores que foram contratados e mais um que está muito próximo de acertar com o clube. Além dos recém-contratados, Marcinho e Willian Farias, quem pode chegar ao Sport é o lateral esquerdo Daniel Vançan, vindo do Remo. Para isso, apenas alguns pequenos detalhes precisam ser resolvidos  O defensor espera apenas o resultado de uma consulta dos Rubro-negros à CBF para ser anunciado. 

Quanto aos jogadores que já estão em casa, apenas o meia Léo Artur, que herdou a camisa 10 de Sammir, outro reforço contratado em 2019, mas que já deixou o elenco leonino, ainda não estreou com a camisa do Sport. Além do armador brasileiro-croata, outros atletas que chegaram neste ano já deixaram o Leão como os zagueiros Walber e Renato Oliveira, os volantes Alison, os meias Sammir e Alisson Farias e os atacante Ezequiel. 

Outro jogador que deixou à Ilha, pois se encontra impossibilitado de jogar é o avançado Luan. Titular e com alto grau de importância na campanha do título do Campeonato Pernambucano, ele sentiu lesão no Tendão de Aquiles, precisou ser operado e não participará mais da temporada do Rubro-negro. Ao todo, foram oito partidas disputadas e três gols marcados. 

Do grupo que foi rebaixado em 2018 para a Série B após fraca campanha na Primeira Divisão, apenas Mailson, Adryelson, Sander e Hernane continuam como titulares em 2019. Ainda entre os remanescentes, o lateral Raul Prata e o atacante Juninho seguem no elenco do Leão. Quem poderia estar junto a eles nesta lista seria o goleiro Magrão, porém o ídolo rubro-negro rompeu o contrato de maneira litigiosa com o Sport logo após o retorno da pausa para a Copa América, quando não se reapresentou ao elenco.

Rotatividade no elenco

Uma característica bastante presente do trabalho do técnico Guto Ferreira à frente do elenco do Sport é a rotatividade. Em 2019, o Leão já teve em campo 36 atletas vestindo sua camisa em partidas oficiais. Quando se restringe aos titulares na Série B, principal competição para o Leão na temporada, o número chega a 24 jogadores no time inicial. 

“Isso mostra a força do grupo. Se você pegar 70% ou 80% do grupo já jogou e até como titular. Se bobear, até mais. Carmona ainda não foi titular, Marquinho que chegou agora, Léo Artur que chegou agora também e Vicente que é um menino e espera o momento, assim como Chico. Assim como os goleiros. Todo o resto já foi titular em algum momento. Parabéns a cada jogador e a todos que estão envolvidos no trabalho.”

O único que esteve presente em todas as partidas da Série B foi o goleiro Mailson, que começou o ano na reserva do ídolo Magrão, mas foi colocado no time principal após falhas consecutivas do ex-camisa 1 e da saída de Milton Cruz, primeiro treinador leonino no corrente ano. 

Contratações do Sport em 2019

Laterais
Norberto 
Guilherme Lazaroni
Daniel Vançan (a confirmar)**

Zagueiros
Rafael Thyere
Cleberson
Walber (já saiu)
Renato Oliveira (já saiu)
Eder Ferreira

Volantes
Charles
João Igor
Yago
Alison (já saiu)
Kaio
Marcão
Willian Farias

Meias
Leandrinho
Sammir (já saiu)
Pedro Carmona
Alisson Farias (já saiu)
Marquinho
Léo Artur

Atacantes
Guilherme
Hyuri
Ezequiel (já saiu)
Luan*
Yan
Elton
Marcinho 
 
*Não joga mais em 2019 devido a lesão no tendão de Aquiles
** Depende de resultado de consulta na CBF para ter contratação efetivada

Jogadores utilizados pelo Sport em 2019

1 - Guilherme: 33 partidas
2 - Hernane: 32 
3 - Charles: 32
4 - Ezequiel: 30 (já saiu)
5 - Adryelson: 30
6 - Rafael Thyere: 30
7 - Norberto: 29
8 - Mailson: 28
9 - Leandrinho: 26
10 - Sander: 21
11 - Ronaldo: 20
12 - Elton: 20
13 - Juninho: 20
14 - Raul Prata: 17
15 - João Igor: 14
16 - Sammir: 13 (já saiu)
17 - Hyuri: 11
18 - Alisson Farias: 10 (já saiu)
19 - Yago: 9
20 - Yan: 9
21 - Guilherme Lazaroni: 8
22 - Luan: 8
23 - Magrão: 7 (já saiu)
24 - Éder Ferreira: 6
25 - Cleberson: 5
26 - Kaio: 4
27 - Marcão: 4
28 - Pedro Carmona: 3
29 - Pedro Maranhão: 2
30 - Pablo Pardal: 2
31 - Chico: 2
32 - Renato Oliveira: 1 (já saiu)
33 - Jadson: 1 (já saiu)
34 - Thallyson: 1 (já saiu)
35 - Walber: 1 (já saiu)
36 - Marquinho: 1

Jogadores utilizados como titulares na Série B

Goleiro 
Mailson
 
Laterais
Norberto
Raul Prata
Sander
Guilherme Lazaroni
 
Zagueiros
Adryelson
Rafael Thyere
Eder
Cleberson
 
Volantes
Charles
João Igor
Ronaldo
Yago
Marcão 
 
Meias
Leandrinho
Sammir 
Alisson Farias
 
Atacantes
Guilherme
Hernane
Ezequiel 
Hyuri
Elton
Yan
Juninho