Sport

SPORT

Equipe do Sport prega cautela e 'pé no chão' sobre acesso à Série A, mas histórico é favorável

Nenhuma equipe com tanta vantagem sobre o quinto colocado terminou a Série B sem a vaga na elite; cenário para título, porém, seria inédito

postado em 03/10/2019 16:00 / atualizado em 03/10/2019 16:26

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
Uma folga confortável dentro do G4, mas uma grande distância até a liderança. Essa é a situação do Sport na Série B. O histórico da competição mostra que, a esta altura do campeonato, nenhuma equipe com tanta vantagem perdeu o acesso, mas ninguém saiu tão de trás para o título. Nesse cenário, o elenco do Sport prega um discurso de “pé no chão”, sem dar o acesso como garantido e mantendo o título como tema secundário.

A tabela da Série B mostra Sport sete pontos acima do quinto colocado, mas, considerando qualquer placar do jogo adiado entre Coritiba e Cuiabá, são, garantidos, seis pontos dentro do G4. Até hoje, todas as equipes que chegaram à 25ª rodada com seis pontos de gordura para o quinto garantiram o acesso. Apesar disso, o volante Charles recusa o discurso de acesso encaminhado.

“É muito difícil falar disso. São muitos jogos e muitos pontos em disputa ainda. Não temos como falar isso só depois que estiver tudo concreto, tudo confirmado. Agora, ainda é muito cedo, temos muitos jogos pela frente e estamos tratando cada um deles como uma decisão, sendo cada um deles o mais importante da rodada, pois só com este pensamento é que iremos conseguir nosso objetivo no final do ano”.

Guto Ferreira seguiu a mesma linha, afirmando: “Se me perguntarem qual é o foco da equipe, eu digo que é o acesso e que nós brigamos, temos a cobiça, a intenção e a vontade de entrar na briga para sermos campeões. Isso não sai de dentro, mas falando de uma maneira muito clara, com os pés no chão, nós temos de brigar pelo acesso e somar os pontos para isso”.
 
 

Porém, se a história é favorável ao acesso, ela não ajuda nada na luta pelo título. Com o Sport a sete pontos da liderança, a Série B nunca teve um campeão tirando mais de cinco pontos de desvantagem nas últimas 13 rodadas do campeonato.

O mais perto disso, inclusive, envolveu o Vitória, próximo rival do Sport no campeonato. Em 2012, o clube baiano liderava com cinco pontos a mais que o terceiro, Goiás, que acabou com o título. De quebra, o rubro-negro ainda terminou a Segundona com a mesma pontuação do quinto colocado, que, na 25ª rodada, estava 11 pontos atrás do Leão. Guto também repercutiu esse cenário.

“Mais do que nunca, temos que pensar no jogo a jogo, pois se não fizermos a cada partida não adianta nada falarmos que vamos brigar pelo título (...) É uma coisa bem realista, sendo bem claro e bem pé no chão e precisamos que o torcedor venha junto. Tem que acreditar, tem que ter essa fé que no fim e no começo, que é o acesso. O título só virá se for no finzinho”.

Charles também repercutiu a briga pelo título: “estamos em uma crescente muito boa no campeonato e queremos pontuar fora. Se forem duas vitórias será ótimo. Temos que continuar pontuando para chegar com cada vez mais pontos lá em cima para nos aproximarmos do Bragantino e tentar passar o Atlético-GO. Vamos em busca disso”.

Vale lembrar que, nesta temporada, além do Sport, terceiro colocado, os líderes Bragantino e Atlético Goianiense também têm boa margem dentro do G4. Os goianos estão sete pontos à frente dos 38 pontos, cenário que já foi visto 12 vezes. Já os paulistas ostentam treze pontos acima dos 38, o que só aconteceu em duas oportunidades, com o Corinthians de 2008 (13 pontos) e o Palmeiras de 2013 (16 pontos).

CONFIRA TODOS OS TIMES QUE ABRIRAM SEIS PONTOS NA 25ª RODADA

2018 - 5º: Atlético/GO (40 pontos)
Fortaleza (vantagem de 7) - Terminou em 1º

2017 - 5º: Ceará (41 pontos)
Internacional (vantagem de 7) - Terminou em 2º
América Mineiro (vantagem de 7) - Terminou em 1º

2016 - 5 º: Londrina (38 pontos)
Vasco (vantagem de 7) - Terminou em 3º
Atlético (vantagem de 7) - Terminou em 1º

2015 - 5º: Sampaio Corrêa (42 pontos)
Botafogo (vantagem de 6) - Terminou em 1º

2013 - 5º: Sport (40 pontos)
Palmeiras (vantagem de 16) - Terminou em 1º
Chapecoense (vantagem de 7) - Terminou em 2º

2012 - 5º: Athletico Paranaense (43 pontos)
Vitória (vantagem de 11) - Terminou em 4º
Criciúma (vantagem de 6) - Terminou em 2º
Goiás (vantagem de 6) - Terminou em 1º

2011 - 5º: Americana (41 pontos)
Portuguesa (vantagem de 11) - Terminou em 1º

2010 - 5º: Ponte Preta (41 pontos)
Coritiba (vantagem de 6) - Terminou em 1º

2009 - 5º: São Caetano (40 pontos)
Vasco (vantagem de 12) - Terminou em 1º
Guarani (vantagem de 12) - Terminou em 2º

2008 - 5º: Bragantino (42 pontos)
Corinthians (vantagem de 13) - Terminou em 1º

2007 - 5º: Brasiliense (40 pontos)
Coritiba (vantagem de 6) - Terminou em 1º