Sport

SPORT

Sport vence, assume vice-liderança, e encurta ainda mais o caminho de volta à Série A

Leão precisou jogar bem apenas no segundo tempo para superar o São Bento por 2 a 0, na Ilha do Retiro

postado em 11/10/2019 21:03 / atualizado em 11/10/2019 21:14

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP)</i>
A cada novo jogo na Ilha do Retiro, o grito referente à volta à “Primeira” fica mais forte. Não é para menos. Mesmo sem seguir empolgando, o Sport segue a sua caminhada firme de retorno à Série A. Foi assim mais uma vez nesta sexta-feira. Contra o vice-lanterna São Bento, e após um primeiro tempo decepcionante, os rubro-negros precisaram apenas jogar um pouco de bola na etapa final para assegurar a vitória por 2 a 0.

Com o resultado, os rubro-negros chegaram aos 49 pontos e contando com o empate do Atlético-GO no clássico com o Vila Nova assumiram a vice-liderança da Série B. Segundo os matemáticos, restam mais 13 pontos para o Leão carimbar o acesso. Tendo o próximo desafio novamente na Ilha do Retiro, na próxima segunda-feira, contra o Cuiabá. Segue a contagem regressiva.

O jogo

Para a partida, o técnico Guto Ferreira contou com os retornos do lateral direito Norberto e do meia Leandrinho e escalou como novidade o também meia Marquinho para atuar aberto pelo lado direito de ataque. Opção que não deu certo no primeiro tempo. Com Leandrinho pouco inspirado e Marquinho prendendo muito a bola e muitas vezes se atrapalhando só.

Com isso, durante toda a etapa, o Sport foi uma equipe sem qualquer força ofensiva, chegando apenas em lances de bola parada. Muito pouco para quem jogava em casa diante do vice-lanterna. Dessa forma, o único lance de maior perigo veio após cobrança de escanteio com o volante Charles, na pequena área, finalizar para fora. Além disso, os rubro-negros ameaçavam apenas com faltas levantadas na área.

Para completar, ao contrário do que imaginava inicialmente, o São Bento não ficou apenas na defesa e procurou se arriscar no ataque. Se aproveitando também dos muitos erros na saída de bola do Leão. Boa parte deles vindo dos pés do zagueiro Rafael Thyere. Porém, a equipe de Sorocaba tropeçava na sua falta de qualidade. 

Assim, a melhor chance também veio em bola parada. Com Joilson cabeceando após cobrança de falta para boa defesa de Mailson, aos 37 minutos. Na descida para o vestiário, vaias da torcida para o futebol fraco dos donos da casa.

Gols no segundo tempo

Apesar do primeiro tempo insosso, Guto Ferreira não promoveu nenhuma modificação no Sport para a etapa final. Porém, ao menos, os rubro-negros voltaram mais ligados e ocupando mais o campo de ataque, com troca de passe mais rápidas. E assim, conseguiu abrir o placar logo aos seis minutos.

Após boa jogada de Guilherme, Charles recebeu dentro da área e cruzou procurando Hernane. A bola desviou na zaga e sobrou livre para Marquinho, que sem marcação, apenas encheu o pé para estufar a rede.

A vantagem no placar logo no início do segundo tempo deu ao Sport a tranquilidade necessária para, enfim, impor a sua maior qualidade. Aos 20 minutos, Guto fez a primeira mudança ao sacar Leandrinho, que recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalca a equipe segunda-feira, contra o Cuiabá, para a entrada de Pedro Carmona.

E não demorou muito para o Leão ampliar. Seis minutos depois de entrar em campo, o meia cobrou bem um escanteio e o árbitro Roger Goulart viu empurrão de Pablo em cima de Rafael Thyere na área. Pênalti bem cobrado por Hernane, com ampliou sua artilharia na Série B, agora com 13 gols. 

Com 2 a 0 de vantagem e diante de um adversário frágil tecnicamente, coube ao Sport apenas administrar os minutos finais e somar mais três pontos para o acesso à Série A.

Ficha do jogo

Sport 2
Mailson; Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Sander; Charles, Willian Farias e Leandrinho (Pedro Carmona); Marquinho (Marcinho), Hernane e Guilherme. Técnico: Guto Ferreira.

São Bento 0
Renan Rocha; Marcos Martins, Gerson, Joilson e Mansur; Fábio Bahia (Wilson), Vinícius Kiss (Pablo), Fernandes (Joãozinho) e Rodolfo; Paulinho Bóia e Minho. Técnico: Milton Mendes

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Roger Goulart (RS)
Assistentes: André da Silva Bitencourt e Fabrício Lima Baseggio (ambos do RS)
Gols: Marquinho, aos 6 min, e Hernane, aos 27 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Vinícius Kiss, Minho, Pablo (SB), Cleberson, Charles, Leandrinho (S)
Público: 13.577