Sport

SPORT

Com Dida como inspiração, Mailson completa 50 partidas como profissional no gol do Sport

Arqueiro estreou em 2017, apareceu na Série B de 2018, para substituir Magrão, e ganhou sequência na equipe após a chegada de Guto Ferreira

postado em 15/10/2019 16:35 / atualizado em 15/10/2019 16:54

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport)</i>
A vitória diante do Cuiabá foi bastante proveitosa para o elenco do Sport no sentido de encaminhar o acesso à Série, uma vez que o Leão abriu uma vantagem significativa - nove pontos - para o primeiro time fora do G4, que atualmente é o Botafogo-SP. Porém, um jogador específico do elenco tem mais motivos para comemorar. Trata-se do goleiro Mailson, único a ser titular do Rubro-negro nos 29 jogos da Segunda Divisão de 2019, que completou 50 partidas com a camisa leonina na última segunda-feira. 

Uma de suas características mais destacadas em sua passagem pelo Sport é a frieza embaixo das traves, algo que segundo o goleiro, é inspirado em um dos grandes nomes da posição no futebol brasileiro: Dida. Mailson, inclusive, já foi comparado ao arqueiro ex-Milan, Corinthians e Seleção Brasileira pelo diretor de futebol do Sport, Nelo Campos. 

“O Dida com certeza é um profissional que sempre procurei me espelhar, pois a forma como ele permanecia concentrado durante toda a partida era algo impressionante. Era a frieza de alguém que parecia saber tudo que estava acontecendo dentro do jogo. Eu sempre procurei agir desta maneira nos jogos, pois no futebol tudo pode ser decidido em questão de minutos, seja a favor ou contra”, contou o goleiro.

A sua estreia pelo time profissional do Sport aconteceu no hexagonal final do Campeonato Pernambucano de 2017, em partida entre o Leão e o Salgueiro. Na ocasião, o Rubro-negro jogou com uma equipe alternativa com muitos jogadores dos categorias de base, entre eles, o goleiro. Mailson teve sua primeira sequência no Brasileirão de 2018, quando substituiu Magrão nos jogos finais, após o ídolo fraturar o braço, na 29ª rodada, diante do Athletico Paranaense. 

Em 2019, o jogador iniciou a temporada na reserva, mas acabou ganhando a vaga desde a chegada do técnico Guto Ferreira. Desde então são 36 partidas, com 19 vitórias, 13 empates e quatro derrotas. O jogador ainda foi destaque da decisão por pênaltis na final do campeonato estadual vencida pelo Sport. 

Na atual disputa da Série B, Mailson é o líder no ranking geral de defesas realizadas, com 74 intervenções realizadas em 29 partidas, somando uma média superior a 2,5 defesas/partida. Além disso, o atleta é segundo colocado no quesito defesas difíceis, com 28, atrás apenas de Carlos Eduardo, do Brasil de Pelotas, que fez 31. O arqueiro rubro-negro enfatiza que as decisões rápidas e mais simples fazem com que seu trabalho debaixo das traves se destaque. 

“Tento simplificar minhas ações para que as minhas tomadas de decisões sejam rápidas e precisas. Acredito que a objetividade é algo essencial num setor de defesa. Jogo desta forma porque isso ajuda muito no entrosamento com os demais companheiros e do ataque nos momentos de reposição.”

Números de Mailson pelo Sport

50 jogos
25 vitórias
19 empates 
6 derrotas
38 gols sofridos
2 títulos pernambucanos (2017 e 2019)