Sport

SPORT

Contra o Brasil-RS, Luan Polli será 13º goleiro a jogar no Sport desde a chegada de Magrão

Arqueiro assume titularidade leonina após lesão do prata da casa Maílson, 3º goleiro com mais partidas na 'era Magrão', iniciada em 2005

postado em 18/10/2019 16:50 / atualizado em 18/10/2019 17:28

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport )</i>
Quando se pensa em goleiro no Sport ainda é um pouco difícil não se recordar de Magrão. Jogador com mais títulos e partidas na história do Leão, o ídolo deixou o clube há poucos meses e viu Maílson se consolidar entre os titulares. Agora, com a lesão de Maílson, Luan Polli terá a missão de proteger a meta leonina até a final da Série B, se tornando o 13º goleiro a atuar no Sport desde a estreia de Magrão, em 2005.

De 2005 para cá, o Sport já fez várias centenas de jogo e, na maior parte delas, Magrão estava embaixo das traves, em 732 oportunidades. Mas, já na chegada dele, o titular leonino era outro, Maizena, que encerrava naquela temporada sua passagem de quatro anos pela Ilha do Retiro. Entre 2006 e 2007, Magrão ainda teve que disputar a posição com outros dois nomes. Gustavo, que ficou imortalizado pela defesa de pênalti na final do Pernambucano de 2006, e Cléber, último titular antes de Magrão se tornar ídolo.

Dali em diante, assumir o gol do Sport se tornou tarefa mais difícil, Cléber ainda teve mais três anos de contrato e Gustavo retornou para uma segunda passagem, mas sempre conviveram com a reserva. Quem se eternizou nesse posto logo após a saída de Cléber foi Saulo. No alto de seus quase dois metros, o prata da casa atuou em 42 jogos entre 2010 e 2014, sendo, hoje, o terceiro reserva de Magrão com mais jogos.

Das cinco temporadas de Saulo no Sport, o jogo mais marcante, sem dúvidas, foi a vitória sobre o Vitória das Tabocas por 2 a 1, no Pernambucano de 2011. Nos minutos finais, o goleiro foi à área do time interiorano e cabeceou para marcar o segundo gol do Sport. Na comemoração, porém, Saulo pisou em um buraco atrás do gol e se lesionou, ficando meses fora dos gramados.

A temporada 2011 teve muita gente passando pelo gol do Sport. Como tanto Magrão, quanto Saulo tiveram lesões na temporada, o terceiro goleiro, Gustavo - o mesmo de 2006 - teve suas chances, mas acabou dispensado. Para a Série B, o clube acertou com Rodrigo Calaça, que atuou oito vezes no nacional, mas poderiam ter sido nove. Como era vinculado ao Goiás, o arqueiro não pode enfrentar o esmeraldino e o Leão teve que recorrer ao quarto goleiro, Paulo Rafael, emprestado pelo Paysandu.
 
 

Nos anos seguintes, Saulo sempre ficou como alternativa a Magrão e, assim como com Paulo Rafael, o próximo goleiro que defendeu o Sport só fez um jogo. Matheus Cavichioli disputou os minutos finais do clássico contra o Náutico da última rodada do Brasileirão de 2012. Mas se esses nomes não deixaram marcas na torcida, o mesmo não de pode dizer do próximo.

Então terceiro goleiro do Corinthians, Danilo Fernandes foi contratado no início de 2015, sem grandes expectativas, mas entrou na equipe quando Magrão se lesionou e não largou mais o posto. Primeiro goleiro a colocar o ídolo na reserva em oito anos, ele participou da melhor campanha do clube na Série A dos pontos corridos (6ª colocação) e faturou o estadual do ano seguinte. Destaque de uma das melhores equipes recentes do Sport, Danilo acabou negociado com o Internacional por R$ 1,5 milhão e Magrão recuperou a titularidade.

Ainda antes da saída de Danilo, outro nome entrou para a lista. Luiz Carlos, hoje no Náutico, fez sua única partida pelo rubro-negro contra a Aparecidense/GO, quando o Sport abriu mão de disputar a Copa do Brasil. Com Danilo negociado e Saulo emprestado, o Leão voltou ao mercado para reforçar o gol e anunciou Agenor, destaque do Joinville, por R$ 1 mi. Nos três anos de Sport, foram 17 partidas e uma saída polêmica após falhas contra o América-MG na estreia do Brasileirão do ano passado.

Como Magrão estava lesionado e Agenor foi rebaixado após as graves falhas, Maílson recebeu suas primeiras chances há um ano e meio. Para não dizer que ele nunca havia jogado pelo Sport, o prata da casa já tinha enfrentado o Salgueiro no Estadual de 2017, em um jogo que o Leão usou a equipe sub-20. Se destacando nos primeiros jogos, o nome que o Sport contratou, Luan Polli, já foi pensado para o terceiro posto.

Depois, Maílson voltou a assumir a titularidade no final do campeonato, quando Magrão enfrentou outra lesão. Depois de falhas seguidas no início desta temporada, o maior jogador da história do Sport viu seu espaço ser perdido em definitivo em uma derrota para o Santa Cruz. Com a chegada de Guto Ferreira, Maílson se tornou o segundo - e último - goleiro a colocar Magrão na reserva.

Agora, após uma temporada de destaque e afirmação entre os titulares, o jovem se depara com uma grave lesão que o tira de campo pelo resto da temporada. A missão de ser o primeiro substituto de Maílson no Sport cai nas mãos de Luan Polli, no clube há mais de um ano. Com a camisa leonina, Polli só atuou em uma partida do Brasileiro de Aspirantes e em um tempo de um amistoso.

Todos os goleiros do Sport desde a chegada de Magrão, em 2005

2005 - Maizena (sem informação do número de jogos)
2006-07/10-11 Gustavo (sem informação do número de jogos)
2007-10 Cléber (15 jogos)
2010-14 Saulo (42 jogos)
2011 Rodrigo Calaça (8 jogos)
2011 Paulo Rafael (1 jogo)
2012-13 Matheus Cavichioli (1 jogo)
2015-16 Danilo Fernandes (67 jogos)
2015-16 Luiz Carlos (1 jogo)
2016-18 Agenor (17 jogos)
2017-19 Maílson (50 jogos)
2019 Luan Polli