Sport

SPORT

Por acesso domingo, na Ilha, Sport precisará conquistar sequência inédita de três vitórias

Leão já teve seis oportunidades de emendar três triunfos consecutivos na Série B, porém não conseguiu em nenhuma delas; Acesso pode vir na sexta-feira

postado em 14/11/2019 07:00 / atualizado em 14/11/2019 00:58

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
A vitória diante do Botafogo-SP deixou o acesso do Sport ainda mais encaminhado. Com o 16º triunfo, o Leão chegou aos 63 pontos e depende apenas de si para garantir o quarto acesso à Série A na era dos pontos corridos em cinco participações. Porém, para que isso se confirme, os rubro-negros precisam vencer o Vila Nova, em casa, no próximo domingo, às 16h. Resultado que derrubaria um tabu da equipe nesta Série B. Isso porque, caso bata o adversário,o Sport irá obter a terceira vitória consecutiva na competição, algo que ainda não aconteceu ao longo do campeonato. 

Em 2019, o Sport conseguiu engatar a sequência de dois triunfos seguidos seis vezes na Série B, mas sempre que chegava o terceiro jogo acabava deixando escapar a vitória. Nas quebras de retrospecto foram duas derrotas contra Operário-PR, na 6ª rodada, e América-MG, em casa, na 23ª rodada. Além disso, o Leão também empatou contra São Bento, Ponte Preta, Vitória e Brasil de Pelotas no terceiro jogo das séries. 

Contra o mesmo Vila Nova, o Sport venceu a partida de ida, em Goiânia, partida válida pela 17ª rodada, com gols de Hyuri e Elton, centroavante que herdou a vaga de titular após a lesão de Hernane. Assim, o alvirrubro goiano pode se tornar o terceiro clube a ser derrotado nas duas partidas contra o Leão nesta edição da Série B, algo que aconteceu apenas com Londrina e Botafogo-SP. 

Porém, vale lembrar que o Sport pode garantir o acesso à Série A mesmo sem que o tabu seja quebrado. Para isso, basta que o América-MG não vença o Vitória, na Arena Independência, e o Paraná não ganhe do Atlético-GO, fora de casa. Ambos os jogos acontecem na sexta-feira, às 17h e 21h30, respectivamente. 

Outro ponto importante é que caso vença o Vila Nova, na Ilha do Retiro, o Sport garantirá o acesso com o seu recorde em pontuação na Série B desde que o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos, superando o desempenho de 2006 - primeiro ano deste modelo de disputa -, quando foi vice-campeão, com 64 pontos.

Acessos do Sport à Série A nos pontos corridos

2006 - 64 pontos
2011 - 61 pontos
2013 - 63 pontos

Sequências do Sport

1) América Mineiro (4ª rodada) e Londrina (5ª rodada) - Derrota para o Operário-PR
2) Vitória (7ª) e CRB (8ª) - Empate com o São Bento
3) Botafogo-SP (16ª) e Vila Nova (17ª) - Empate com a Ponte Preta
4) Bragantino (21ª) e Figueirense (22ª) - Derrota para o América-MG
5) Londrina (24ª) e Operário-PR (25ª) - Empate com o Vitória
6) São Bento (28ª) e Cuiabá (29ª) - Empate com o Brasil de Pelotas
7) Criciúma (34ª) e Botafogo-SP (35ª)*

*Sequência atual