Sport

SPORT

Faltando um ponto para o acesso, Sport recebe Ponte Preta em despedida da Ilha na Série B

Jogo é mais uma chance do Leão garantir acesso em sua casa dependendo apenas de seus resultados, pois chegará à Primeira Divisão caso empate

postado em 20/11/2019 07:00 / atualizado em 20/11/2019 08:39

(Foto: PAULO PAIVA/DP FOTO
)
Após o empate frustrante para a maioria da torcida, diante do Vila Nova, no último domingo, na Ilha do Retiro, o elenco do Sport não teve tempo para ficar se lamentando, pois já tem uma nova chance de ascender de divisão, nesta quarta-feira, às 21h30, novamente em seu reduto, contra a Ponte Preta. Para isso, o Leão precisa apenas de um empate - resultado que obteve em 16 oportunidades na atual edição da Série B - para sacramentar a vaga na Série A em 2020 e se reencontrar com sua grandeza, voltando ao local de onde jamais deveria ter saído.

A expectativa da torcida pelo acesso não arrefeceu após o empate diante do Tigre goiano. A prova disso é o prognóstico de mais um grande público na Ilha do Retiro, que se despede da Série B neste ano sendo importante trunfo do Sport na campanha. Esse abraço dos leoninos no time pode ser medido através da parcial de ingressos divulgada pelo clube na noite da terça-feira, quando 14.380 ingressos foram vendidos de maneira antecipada para o jogo contra a Macaca Campineira. 

Quanto ao time, o técnico Guto Ferreira enfrentará algumas dificuldades para escalar o Leão. Com Sander e Willian Farias suspensos após tomarem o terceiro cartão amarelo e Adryelson, vetado, com uma pubalgia, o comandante precisará acionar ao menos três suplentes para levar o Sport a campo contra a Ponte Preta. Os prováveis substitutos são Guilherme Lazaroni, na lateral, e Eder, na zaga. No meio-campo, por sua vez, João Igor e Yago disputam a vaga de primeiro volante. 

Além dos desfalques, o treinador rubro-negro também contará com retornos para a equipe leonina. Rafael Thyere, Pedro Carmona e Leandrinho, todos lesionados, foram liberados pelo departamento médico para treinarem com o restante do grupo e devem ser relacionados. Assim, Thyere deve assumir a vaga de Cleberson e Leandrinho deve retornar no lugar de Marquinho. 

Algo vem sendo muito discutido nesta semana decisiva para o Sport é o fator ansiedade. Na coletiva pós-jogo contra o Vila Nova, o técnico Guto Ferreira, colocou que o time sofreu com a expectativa da vitória pelo acesso. O que foi retomado pelo zagueiro Rafael Thyere, um dos jogadores que mais atuou pelo Leão nesta campanha da Série B.

“A ansiedade é uma situação natural, e isso tem que ser controlado para que não nos atrapalhe. Acho que jogando dentro de casa e com o nosso torcedor, sempre respeitando o adversário, temos que buscar a vitória. Independente do resultado de empate, creio que temos que jogar para frente, com muita consciência e sabedoria. Estamos falando de uma coisa que não existe, mas a gente tem que controlar isso para não nos atrapalhar em uma jogada de definição para gol ou em um passe, isso aí tem que saber dosar isso para que não venha nos atrapalhar. É um jogo que nos dá esse acesso, temos que ter tranquilidade e buscar a vitória, porque só assim a gente vai conseguir o nosso objetivo. É ficar tranquilo, muito focado e com muita concentração, porque é um jogo que decide muita coisa para nós.”

Como vem a Ponte Preta

Com 44 pontos, sem risco de queda e sem chances de promoção, a Ponte Preta vem ao Recife para enfrentar o Sport com uma sequência de nove jogos sem vencer, sendo seis empates e três derrotas. As duas últimas em sequência, para Figueirense e CRB. O último triunfo da Macaca foi no dia 8 de outubro, em casa, diante do Londrina por 3 a 1.

Além disso, o time comandado por Gilson Kleina atingiu a marca de não vencer times nordestinos há 404 dias. O último triunfo foi diante do CSA, na 31ª rodada da Série B, no dia 12 de outubro. Ao todo, foram seis partidas com quatro derrotas e dois empates. 
 
Quanto ao time, o técnico Gilson Kleina está utilizando as últimas partidas para experimentar jogadores pouco utilizados ao longo da temporada. O principal desfalque do time campineiro é o goleiro Ivan. Além dele, o meia Washington e o próprio treinador não entraram em campo, pois cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. 

Ficha do jogo 

Sport 
Luan Polli; Norberto, Rafael Thyere, Eder e Guilherme Lazaroni; João Igor (Yago), Charles e Leandrinho; Hyuri, Guilherme e Elton. Técnico: Guto Ferreira.

Ponte Preta
Ygor Vinhas, Edilson, Renan Fonseca, Henrique Trevisan e Guilherme Guedes (Arnaldo); Lucas Mineiro, Camilo, Araos e Renato Cajá; Vico (Marquinhos) e Roger. Técnico: Juninho

Local: Ilha do Retiro
Horário: 21h30
Árbitro: João Batista de Arruda (CBF-RJ)
Assistentes: Silbert Faria Sisquim e Thiago Gomes Magalhães (CBF-RJ)