Sport

SPORT

Guto Ferreira defende Sport revezando elenco entre Nordestão e Pernambucano em 2020

Treinador ressaltou importância de planejamento cauteloso para manter a condição física dos atletas e alcançar bom nível na formação do elenco

postado em 01/12/2019 17:33 / atualizado em 01/12/2019 17:40

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Após o final da temporada 2019 para o Sport, a atenção já está voltada para o ano que vem na Ilha do Retiro. Com a renovação bastante encaminhada com o clube, o treinador Guto Ferreira já analisa as situações logísticas que  clube enfrentará no início do ano e, para uma melhor preparação do elenco, defendeu o uso de equipes rotacionadas entre a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano no ano que vem.

Em entrevista dada após o jogo contra o Atlético Goianiense à Rádio Jornal, o técnico campeão pernambucano de 2019 revelou como funcionaria a divisão de elenco, priorizando a Copa do Nordeste. 

“Nós teríamos uma equipe que estaria jogando as partidas da Copa do Nordeste, e uma equipe mesclada de jovens e jogadores que não estão efetivamente como titulares ou até um ou outro titular que necessite já estar em uma fase mais avançada de preparação física, jogando o Campeonato Pernambucano”.

Apesar de defender essa utilização do elenco, Guto ressaltou que sua aplicação prática ainda depende de uma chancela da direção do clube.

“Isso seria a ideia, agora, entre ideia e execução, tem um caminho que depende da sustentação da direção. Esse é o caminho mais consciente para que a gente possa elevar a condição física dos atletas até chegar em uma condição de disputar algo em termos de campeonato, da Copa do Nordeste, e chegar bem no Campeonato Brasileiro”.

O treinador ainda ressaltou a importância da utilização cautelosa do elenco para garantir as condições físicas do jogadores rubro-negros.

“De alguma coisa você tem que, não é abdicar, você tem que conseguir jogar bem o jogo e não entrar com força total em tudo. Se você entrar com força total em tudo, você está fadado a ter jogadores lesionados, começa a desandar a maionese e não tem condições de ter um equilíbrio de trabalho e uma elevação da qualidade, a estruturação e a formatação da equipe”.

Pelos cálculos revelados por Guto, o Sport deve ter entre 18 e 23 dias entre a reapresentação do elenco e o início da temporada 2020, marcada para 19 de janeiro, contra o Náutico, nos Aflitos, pelo Pernambucano.

“Nós temos pouquíssimo tempo de preparação. Nós vamos ter de 18 a 23 dias (da reapresentação) até o primeiro jogo, é um tempo muito curto. A gente montando uma equipe, a gente definindo uma equipe titular, essa equipe não deveria estrear, na minha concepção, no campeonato estadual”.