Sport

SPORT

Guto Ferreira é o primeiro treinador efetivo a 'virar temporada' no Sport desde Falcão

Ele também é o único a fazer o Campeonato Brasileiro inteiro desde Eduardo Baptista, em 2014

postado em 03/12/2019 14:25 / atualizado em 03/12/2019 14:31

(Foto: Leandro de Santana/Esp. DP Foto)
Com a extensão contratual anunciada nesta terça-feira, Guto Ferreira fica no Sport para sua segunda temporada à frente do clube. Isso não acontecia como algo efetivo desde a transição 2015/2016, quando Paulo Roberto Falcão seguiu no comando leonino após assumir o clube deixado por Eduardo Baptista a 13 rodadas do fim da Série A. E essa não foi a única marca destacada na permanência do treinador.

Em 2016, o Sport encerrou o ano sob o comando de Daniel Paulista, à época, interino. Apesar de ele ter começado a temporada 2017 como treinador definitivo do clube, sua efetivação só veio após o Leão ir ao mercado atrás de um novo técnico e anunciar, como promessa de campanha do então presidente Arnaldo Barros, que Daniel estaria à frente de uma equipe “B”, que seria responsável pela disputa do Pernambucano daquele ano. Nas intertemporadas seguintes, o Sport trocou Daniel Paulista (interino) por Nelsinho Baptista e Milton Mendes por Milton Cruz.

Além de ser o primeiro desde 2015 a seguir no clube, Guto também foi o primeiro desde 2014 a disputar um Campeonato Brasileiro inteiro pelo Sport. Assim como Guto, naquela oportunidade, Eduardo Baptista havia assumido o time após uma troca relâmpago de treinador. Se Guto chegou após sete jogos de Milton Cruz, Eduardo assumiu após cinco de Geninho. Ele esteve à frente do clube em toda a disputa do campeonato nacional e na maior parte do ano seguinte. No total, foram 19 meses e meio.

A marca temporal é outra que Guto Ferreira se aproxima de quebrar com a renovação. Desde Eduardo, nenhum treinador passa mais de um ano no Sport, mas na estreia da temporada 2020, Guto Ferreira já estará completando 11 meses no Rubro-Negro. Para completar os 365 dias como treinador do Sport, ele terá, apenas, que sobreviver às cinco primeiras rodadas do estadual e às quatro primeiras do regional. Para superar a permanência de Eduardo, porém, Guto terá que seguir no Leão até, pelo menos, o início de outubro.