Sport

SPORT

Tímido, focado e trabalhador: conheça o perfil de Carlos Eduardo, novo goleiro do Sport

O Superesportes conversou com Mateus Trindade, jornalista que acompanhou a temporada do Brasil de Pelotas, para saber o que esperar do arqueiro leonino

postado em 05/12/2019 07:30 / atualizado em 05/12/2019 08:26

(Foto: HEBER GOMES/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO)
O ano de 2019 tem sido mágico para o goleiro Carlos Eduardo. Após esperar por longos três anos por uma chance à frente da meta do Brasil de Pelotas, seu ex-clube, o jogador teve excelentes atuações na temporada e acabou sendo o destaque do time, que apesar da grave crise financeira, acabou se mantendo na Série B do Campeonato Brasileiro. O bom desempenho lhe credenciou para um salto na carreira, pois na última quarta-feira, o arqueiro de 27 anos foi anunciado pelo Sport, onde assinou contrato até junho de 2021.

Tímido, muito focado e trabalhador. Esta foi a primeira descrição do jogador que foi obtida em entrevista com Mateus Trindade, jornalista que cobriu o Brasil de Pelotas pela RBS TV. O setorista ainda contou que apesar do bom ano, Carlos Eduardo foi visto com desconfiança no início de 2019, quando estreou como titular após a saída de Marcelo Pitol. 

“Ele chegou em 2015, mas como tinham outros goleiros como Eduardo Martini, que é um goleiro histórico do Brasil, e, posteriormente, o Marcelo Pitol, ele ganhou a oportunidade de titular, mas foi visto com desconfiança pela torcida. O Brasil-RS acabou não indo bem no Estadual, mas o goleiro acabou ganhando o respeito dos torcedores, especialmente, após uma partida contra o Grêmio, um 0 a 0, em que ele fez muitas defesas difíceis e a torcida acabou abraçando ele. Depois disso, sempre que o Brasil conseguia os resultados, ele ia cumprimentar a torcida, o que acabou fazendo com que ganhasse status de agradecimento do torcedor pelo excelente ano e pela contribuição na permanência na Série B”, contou Mateus. 

Características

Sobre as características do jogador, o setorista do Brasil coloca que o novo goleiro do Sport tem excelentes qualidades debaixo das traves. Mateus aponta o reflexo e o posicionamento no um contra um e a envergadura para chutes de longe como o principal trunfo de Carlos Eduardo. Sobre o que precisa ser melhorado, o jornalista explica que o atleta tem algumas deficiências na saída de bola e no jogo com os pés. 

“O Carlos Eduardo é muito bom no um contra um. Tem muito reflexo e fecha muito bem os espaços. Nas bolas de longa distância, ele conta com a grande envergadura que tem para pegar de fora de área tanto na direita quanto na esquerda. Porém precisa melhorar a saída de bola na bola aérea. Isto é algo que ele pode trabalhar para evoluir ainda mais. Outro ponto que precisa melhorar é quando joga pressionado pelo adversário, pois ele se atrapalha um pouco, mas quando ele tem condição de sair com tranquilidade, melhora.”

Cara de grupo

(Foto: VINICIUS DO PRADO/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO)
Em 2019, o Brasil de Pelotas sofreu durante toda temporada com uma crise financeira que fez com que o clube atrasasse salários, porém, isto não afetou o desempenho do arqueiro, que se destacou na Série B como o goleiro que mais fez defesas difíceis, contribuindo de maneira decisiva para a permanência na Segunda Divisão, algo que era considerado fundamental para o planejamento financeiro do clube em 2020. 

“Ele foi o diferencial do Brasil na temporada. O Carlos Eduardo ficou fora de um jogo na temporada apenas, contra o Criciúma, pois estava suspenso. Esse ano, o Xavante teve muitos problemas com atraso de salários e ele continuou trabalhando duro para conseguir os resultados que o clube precisava e para mostrar o próprio trabalho, algo que acabou sendo coroado com a contratação pelo Sport.”

Além disso, Mateus ainda conta que Carlos Eduardo é um cara muito querido pelo grupo, uma vez que teve a paciência de respeitar a hierarquia para obter sua chance como titular do Brasil, algo que só aconteceu quatro anos após sua chegada em Pelotas. 

“Sempre foi uma pessoa muito querida pela direção e pelos torcedores. Ele esteve presente nas principais conquistas do Brasil de Pelotas, como em 2015, o acesso à Série B. Ele teve muita paciência, respeitando quem estava à frente dele na hierarquia e quando chegou a oportunidade ele agarrou e não saiu mais.