Sport

SPORT

4-1-4-1 e 4-4-2: 'sem camisa 10', Guto explica ideias dos esquemas para este ano no Sport

Treinador detalhou as variações que pretende usar neste primeiro momento da temporada no Leão

postado em 24/01/2020 19:00 / atualizado em 24/01/2020 19:09

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife)
Novo ano e mudança de esquema tático no Sport, de acordo com o técnico Guto Ferreira. Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o comandante rubro-negro explicou o porquê e quais as novas formações que o Leão vai utilizar nesta temporada. Sem peças com a característica do trio que tinha ano passado, tem alternado dois esquemas visando também suprir a falta de um meia mais de referência na armação. 

"Nesses 20 dias trabalhamos o 4-1-4-1 tanto a parte ofensiva quanto a parte defensiva. Trabalhamos o 4-2-3-1? Não. Porque neste ano eu não tenho neste momento um camisa 10 que joga atrás do centroavante como eu tinha Leandrinho, Sammir e Carmona. Esse '10', hoje, dentro do elenco, talvez Pardal. Nem Mugni é esse jogador”, analisou Guto.

Durante os treinamentos abertos, que foram do dia 2 de janeiro até a quarta-feira da semana passado, o comandante vinha trabalhando a equipe titular, sobretudo, no 4-1-4-1, com Willian Farias à frente da área, Lucas Mugni saindo pela esquerda e Jean Patrick pela direita. No momento defensivo, o ‘perde-pressiona’ que Guto é adepto, há uma variação, com Jean recuando um pouco mais e formando uma dupla de volantes com Willian e Mugni sendo mais espetado junto ao centro de referência.

(Foto: Reprodução/ MyShareTatics)


Já nos jogos foi possível ver as duas formações citadas pelo treinador. Diante do Náutico, o 4-4-2 com Willian e Alê de cabeças de área, além de Vicente e Pardal abertos pelos lados. Enquanto contra o Vitória-PE a equipe começou no 4-1-4-1, com Ronaldo mais centralizado, Alê saindo pela direita e Rithely pela esquerda. Vale lembrar que ambas as partidas o comandante leonino teve elenco incompleto por conta de punição sofrida na CNRD.

(Foto: Reprodução/ MyShareTatics)


“Então tenho trabalhado mais em cima do 4-1-4-1 e do 4-4-2 com dois meias de lado. Como não encontramos no mercado os meias que a gente queria para jogar na condição de camisa 10, estamos colocando os jogadores de velocidade mas com poder de armação pelo lado do campo. E colocando jogadores agudos para jogar próximo ao centroavante. Então podemos jogar dentro do 4-1-4-1 e dentro do 4-4-2", finalizou o comandante.