Sport

SPORT

Por dívida na esfera nacional, Sport fica mais uma vez proibido de registrar jogadores

Jogador e detalhes do débito são mantidos em segredo, mas caso não tem relação com imbróglio na Fifa; Leão passou por mesmo problema em janeiro

postado em 22/05/2020 17:30 / atualizado em 22/05/2020 19:04

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife )
Assim como ocorreu no início desta temporada, o Sport voltou a sofrer punição por dívida na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) após orientação do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Assim, o clube está mais uma vez impedido de registrar novos jogadores. A informação foi confirmada junto à assessoria de imprensa da CBF na tarde desta sexta-feira.

“Por decisão do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), o Sport segue com acesso bloqueado ao sistema de registro pela falta de pagamento de dívida negociada na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD)”, disse o órgão.

Quanto ao jogador em questão ou detalhes sobre o débito, a CBF disse que não pode expor. “É informação restrita”, finalizou, sem maiores explicações. Quitando o valor, o Leão volta a ter acesso ao sistema de registros.

Ainda de acordo com a CBF, a entidade informou que o caso não tem nenhuma relação com o imbróglio judicial vivido entre o Sport e André na Fifa. O Diario tentou entrar em contato com o vice-presidente jurídico do clube, Manoel Veloso, mas não obteve sucesso. O presidente Milton Bivar atendeu à reportagem, mas disse que o clube não foi notificado. “Estou achando estranho isso. Oficialmente não chegou nada. Em plena pandemia, o clube fechado, como eu vou pagar?”, indagou.

O CBMA é um trâmite alternativo para a resolução de disputas no futebol. Foi através dele, inclusive, que o Sport chegou a um acerto em relação ao meita-atacante Mark González após esta mesma sanção por dívidas no valor de R$ 650 mil - na época, o Leão atuou os dois primeiros jogos da temporada sem nenhum dos 11 reforços, acionando a base -, dando um valor de entrada (30%) e pagando duas parcelas retroativas. O chileno defendeu o clube em 2016 e teve passagem marcada por lesões.

Curiosamente, aliás, nesta mesma semana, Manoel Veloso havia afirmado à reportagem que o clube havia sofrido esta mesma sanção na Fifa após extrapolar sete prazos no caso André, que vem se arrastando nos últimos meses na entidade por dívida junto ao Sporting-POR.