Sport

SPORT

Após casos de Covid-19 no Brasileirão, CBF libera e Sport passa a controlar testes

Antes, logística e divulgação dos resultados ficava a cargo da entidade, mas agora o procedimento poderá ser realizado pelos próprios clubes; entenda

postado em 13/08/2020 11:00 / atualizado em 13/08/2020 11:14

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife )
Os casos registrados de coronavírus no primeiro fim de semana do Campeonato Brasileiro, levando em conta as três divisões, ligaram o alerta na CBF e fizeram a entidade mudar o protocolo para exames da Covid-19. Após reunião na noite da última segunda-feira entre os médicos das equipes da Série A, ficou decidido que os clubes poderão realizar os próprios testes para a doença, que vinham sendo feitos pela confederação nacional via Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Agora, os times que optarem, farão este controle e também a divulgação dos exames, que seguem custeados pela CBF, a partir desta sexta-feira. Caso este que será o procedimento feito pelo Sport, conforme explica o diretor médico rubro-negro, Stemberg Vasconcelos, detalhando o novo processo - além dos testes, clube tem protocolo interno e diário, como monitoramento através de aferição de temperatura e questionário.

“Até o dia 14 (de agosto) a responsabilidade vai ser da CBF. Tivemos uma reunião sobre protocolo e a partir do dia 14 a CBF paga os exames mas a responsabilidade da logística e entrega dos resultados passam a ser dos clubes”, iniciou Stemberg.

Além disso, houve um acréscimo no número de testes cedidos, subindo para 40. Assim, o Sport vai utilizar um laboratório de saúde do Recife, previamente vinculado à CBF. Para isso, precisará cumprir exigências, como envio dos resultados à entidade 12 horas antes de viajar para jogos como visitante e realização dos exames três dias antes das partida como mandante.

“Agora serão 40 testes em vez de 26 com a CBF custeando os 40. Nós faremos em um laboratório local, credenciado na CBF. O exame será o RT-PCR”, disse. “O que temos que fazer é, se for viajar, mandar os testes 12 horas antes da viagem com os resultados e, nos jogos em casa, temos que fazer os exames 72 horas antes”, destacou.

Primeira rodada do Brasileiro
Na Série A, houve dez casos de Covid-19 na equipe do Goiás, o que fez com que a partida contra o São Paulo fosse adiada quando o time paulista estava já aquecendo, faltando poucos minutos para a bola rolar. Na Série B, o CSA teve nove casos positivos da doença, mas o confronto contra o Guarani foi mantido - os alagoanos venceram por 1 a 0. Já na Série C, o Imperatriz teve 12 casos, adiando o duelo diante do Treze, na Paraíba.

Histórico do Sport
O Sport já realizou seis rodadas de exames da Covid-19. Nos dias 11 e 29 de junho, 17 e 23 de julho, além de 5 e 11 de agosto - as quatro mais recentes foram realizadas visando os jogos contra Confiança e Fortaleza pela Copa do Nordeste e na Série A para pegar Ceará e Vasco. No Estadual, a FPF bancou 30 exames para o primeiro jogo pós-parada, sem exigir mais obrigatoriedade.

Na primeira testagem do clube, há quase dois meses, foram realizados 97 exames, com 12 (sendo cinco jogadores) resultando positivo para o coronavírus - a boa notícia, porém, é que apontaram positivo também para a presença de anticorpos, ou seja, já curados da doença. 

Em seguida, só foi registrado novo caso no fim de julho, quando o lateral esquerdo Luciano atestou para a doença e foi afastado, estando atualmente já liberado normalmente. O curioso é que o prata da casa foi um dos que havia dado positivo para a presença de anticorpos na rodada inicial de exames.