Quando a nova camisa do Sport foi exibida pela primeira vez, em live organizada pelo clube na última terça-feira (15), os elogios da torcida também dividiram espaço com as provocações dos rivais a respeito das cores do uniforme. Os tons bordô e dourado foram associados de imediato a uma das cervejas nacionais.
Porém, até mesmo a provocação adversária se tornou motivo de engajamento para os rubro-negros nas redes sociais, gerando valorização dos dois produtos. Situação que reforçou a aceitação e a comunicação entre as três marcas: o Sport, a fornecedora Umbro e a cervejaria Ambev, que também patrocina o clube.
Embora o caso tenha suscitado entre os torcedores nas redes a possibilidade de uma ação conjunta, pensada de forma antecipada, o vice-presidente de marketing do Sport, Diogo Noronha, negou que tenha sido uma situação planejada.
A história rubro-negra construiu #ONovoReinado: bordô que, como o vinho, fica melhor com o passar dos anos. Se bem que combinou mais com a Brahma Duplo Malte mesmo %uD83E%uDD2A%uD83C%uDF7B #BrahmaSport pic.twitter.com/TifiNm0hwU
%u2014 Sport Club do Recife (@sportrecife) September 16, 2020
Sei lá, essa camisa me lembrou alguma coisa sabe...
%u2014 Brahma (de %uD83C%uDFE0) (@BrahmaCerveja) September 16, 2020
"Foi uma feliz coincidência, e nós estamos brincando com isso, aproveitando a boa repercussão. Escolhemos a camisa no mesmo processo que é comum a todo o planejamento junto à fornecedora que é feito 12 meses antes, e à época nem existia a cerveja ainda. É tudo feito com muita antecedência", garantiu o diretor.
Porém, mesmo sem a intenção prévia de ambos, o cenário abre o leque para uma futura parceria entre o clube e a cerveja em questão. Não de forma a estampar a camisa, por proibição dos órgãos reguladores da publicidade no Brasil, mas com a promoção de vendas nos bares da Ilha do Retiro em dias de jogos.
"O Conar (Conselho Nacional Auto Regulamentação Publicitária) proíbe o patrocínio de bebidas alcoólicas em camisas de clubes de futebol, mas a campanha engaja. O torcedor também gostou da brincadeira, e a Ambev é nossa patrocinadora. Não tem nenhum problema", disse Diogo.
"Desde o ano passado estamos melhorando a a operação dos bares na Ilha, com promoções e melhorias de nicho, e certamente a cerveja estará na volta da torcida aos jogos, porque é um produto que a Ambev está trabalhando e vão incentivar a venda no estádio", completou.
O próximo passo do Marketing do clube será anunciar o novo patrocinador master. Entre os possíveis anunciantes, o portal de apostas Stadium, que já apoia Náutico, Santa Cruz e Salgueiro em Pernambuco, pode ser anunciado ainda em setembro pelo Sport. "Estamos sinalizando situações e não temos uma data específica para anunciar o novo patrocinador, mas deve acontecer ainda neste mês", garantiu o vice de marketing do clube.