Sport

SPORT

Com gol de Hernane, Sport supera Fluminense, na Ilha do Retiro, e abre vantagem do Z4

Leão sofre bastante com a pressão carioca no segundo tempo, mas consegue se segurar para garantir quarta vitória na Série A

postado em 20/09/2020 22:20

(Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto)
Não foi brilhante, mas foi eficiente. Este pode ser o resumo da jogo do Sport na vitória diante do Fluminense. Após abrir o placar aos 11 do primeiro tempo, com gol de pênalti de Hernane, o Leão se retraiu. Se na etapa inicial, os rubro-negros ainda conseguiam ser perigosos, nos 45 finais, o time pernambucano foi pressionado pelo Tricolor Carioca, mas conseguiu resistir e garantir mais três pontos em casa para se distanciar da zona de rebaixamento. 

Com o resultado, o Sport alcançou o 10º lugar na Série A com 14 pontos ganhos em 11 jogos disputados. O próximo compromisso dos leoninos será diante do Corinthians, na próxima quarta-feira, às 21h30, novamente na Ilha do Retiro, pela 12ª rodada do certame nacional.

O jogo

Encarando um Fluminense com diversos jogadores poupados, o Sport não tomou conhecimento do adversário e partiu para cima buscando fazer valer a sua força na Ilha do Retiro. A pressão inicial logo deu resultado, quando aos 11, Leandro Barcia foi empurrado por Egídio. O árbitro Leandro Vuaden deu o pênalti, que foi batido por Hernane para colocar os donos da casa à frente do placar. Foi o primeiro tento do camisa 9 na Série A. O último gol do centroavante pelo Rubro-negro havia sido pelo Pernambucano, contra o Santa Cruz.

Depois do gol, o Sport prontamente retraiu suas linhas e passou a jogar de forma reativa. O Fluminense mesmo com a maior posse de bola não conseguia incomodar o goleiro Luan Polli, enquanto o Leão partia sempre em velocidade, especialmente, com a dobradinha Patric-Barcia pelo lado direito do seu ataque.

Segundo tempo

Para a etapa final, o técnico Odair Hellmann trouxe o tricolor carioca com uma formação mais ousada. Sacou o volante André e colocou o centroavante Felippe Cardoso. Com isso, o time carioca passou a ser mais perigoso, uma vez que o Leão também se expunha um pouco mais para tentar dominar o meio-campo. 

Para tentar brecar o ímpeto do Fluminense, Jair Ventura acionou Rogério na vaga de Hernane para dar mais velocidade ao ataque do Leão. Na primeira participação do camisa 90, Leandro Barcia teve uma grande chance de ampliar, ao receber sozinho na entrada da área, mas o uruguaio estava impedido. 

No último terço do segundo tempo, o Flu passou a dominar completamente as ações ofensivas. O Sport não conseguia mais sair para o ataque, mas se mantinha seguro na defesa. Para fortalecer a defesa, Jair Ventura ainda acionou Chico e João Igor, nas vagas de Juba e Betinho. Assim, coube ao Leão se segurar nos minutos finais, enquanto o Tricolor ocupava sua área para chegar ao quarto triunfo na Série A.

Ficha do jogo

Sport 1
Luan Polli; Patric, Adryelson, Iago Maidana e Luciano Juba (Chico); Marcão, Betinho (João Igor), Ricardinho e Lucas Mugni (Bruninho); Leandro Barcia (Lucas Venuto) e Hernane (Rogério). Técnico: Jair Ventura.

Fluminense 0
Muriel; Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; André (Felippe Cardoso), Hudson, Yago Felipe (Marcos Paulo) e Paulo Henrique Ganso; Luiz Henrique (Miguel) e Wellington Silva (Pacheco). Técnico: Odair Hellmann. 

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Bernardi e José Eduardo Calza (ambos RS).
Gols: Hernane aos 12/1ºT (Sport)
Cartões amarelos: André (Fluminense)