Sport

SPORT

Com semana de treinos, Sport busca vantagem sobre Bahia; equipes têm histórico equilibrado

Nos dez últimos jogos disputados entre pernambucanos e baianos, são quatro vitórias e dois empates para cada lado

postado em 28/09/2020 12:00

(Foto: Anderson Stevens/Sport)
Com a semana cheia de treinamentos, o elenco do Sport poderá se preparar de forma mais intensa para o confronto contra a equipe do Bahia, que acontecerá no próximo domingo, em Salvador. O adversário do Leão da Ilha irá encarar o Botafogo nesta quarta-feira, em jogo válido pela primeira rodada da Série A - adiado anteriormente por conta da final do Campeonato Baiano. Enquanto isso, o Sport poderá aproveitar esse “tempo a mais” para se dedicar de maneira exclusiva ao jogo do fim de semana.

Apesar do “espaço” na agenda, o próximo duelo não será fácil para os rubro-negros. Na era dos pontos corridos, o time que agora é comandado pelo técnico Jair Ventura só conseguiu vencer o Bahia na Arena Fonte Nova uma única vez, das oito oportunidades que teve. Foi em 2017, pela 17ª rodada da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, os tricolores baianos perderam por 3 a 1, com gols marcados por Everton Felipe, Ronaldo Alves e Lenis.

Ainda analisando o histórico desse Clássico Nordestino, nos últimos 10 jogos de Sport e Bahia, o equilíbrio se sobressai. De 2015 até agora, os dois times somam quatro vitórias e dois empates cada um. Dentre esses jogos, quatro foram pela Copa do Nordeste, dois pela Copa Sul-Americana e mais quatro pela Série A.

No Regional, se enfrentaram na semifinal em 2015, onde os baianos eliminaram os rubro-negros e na final em 2017, com o Bahia conquistando seu terceiro título da disputa nordestina. No intervalo entre esses jogos, os dois times se enfrentaram pela segunda fase da Sul-Americana, também em 2017, onde o Sport levou a melhor no jogo de volta e eliminou o Bahia.

Além desses seis, os quatro confrontos mais recentes são pela Série A. Aí, o Sport venceu três e perdeu um - inclusive quando conquistou sua primeira e única vitória da Fonte Nova.

Sem se enfrentarem há mais de dois anos, os times agora vivem situações diferentes na tabela classificatória. Enquanto o Sport está em sétimo lugar, o Bahia é lanterna da competição, com nove pontos somados. No próximo fim de semana, o tricolor seguirá buscando reagir para deixar a zona de rebaixamento.