ARENA PERNAMBUCO

Caos e alegria antes de Japão x Costa do Marfim

Torcedores penaram para entrar no estádio, além da falta de comida e bebida

postado em 14/06/2014 21:56 / atualizado em 15/06/2014 00:17

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Twitter / reprodução
Do lado de fora da Arena Pernambuco, a festa e o caos, até então oléo e água, passaram a andar de mãos dadas. A alegria oriental lado a lado com a desorganização brasileira. As filas para entrar no jogo de ontem estiveram longe do “padrão Fifa”. Assim como a falta de informação que causou desencontros, reclamações inúmeras. Queixas que também estiveram na parte de dentro do estádio. Onde foi parar a comida do cardápio? E a tapioca? Faltou comida desde as primeiras horas da noite. Havia água para vender, mas não havia troco. Inadmissível, diziam os pernambucanos, envergonhados.

As filas quilômetricas do entorno da arena encontraram a faltam de informação como agravante. Os seguranças não sabiam dizer onde era o começo ou fim da linha. Pior: aos estrangeiros, não sabiam como dizer. Restava aos brasileiros, solidarios, tradizurem e tentar explicar o que também não sabiam. As vaias, língua universal, não precisaram de tradução para se entender: algo não caminhava bem.

Muitos dos dectores de metais na entrada quebraram. Os voluntários que chamavam os torcedores em grupos de cinco não conseguiram fazer correr a fila. “Estou há uma hora aqui e se falta informação não falta quem fure a fila”, lamentou o arquiteto Daniel Benevides. Enquanto isso, portadores de deficiência não sabiam sequer qual fila entrar. “Estou indo lá dentro chamar mais voluntários pois não estou dando conta”, disse uma voluntária, perdida. O norte-americano Even Phillips esteve na Copa do Japão (2002) e lamentou: “O clima aqui está ótimo, mas lá na outra copa não havia filas”, disse.

De acordo com o Consulado do Japão no Recife cerca de dez mil japoneses estiveram no jogo. Os orientarais fizeram a festa. Distribuíram bandanas, encantaram a torcida em um lado bonito da festa. Os pernambucanos interagiram, tiraram fotos, falaram a mesma língua, a do futebol. Os marfinenses, em número mínimo também cativaram. Ganharam a torcida de muitos brasileiros que vestiram a camisa dos Elefantes. “Somos todos um só: brasileiros e africanos. Amamos o Brasil e os brasileiros nos amam e vão nos ajudar”, afirmou o empresário marfinense Ismael Touré, que veio com o filho para a Copa.

 

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_139872309667/2014/06/14/19/20140614220944441354a.JPG', 'id_content': 2789535L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/especiais/copa-do-mundo-2014/2014/06/14/interna-galeria,19/fotos-torcedores-confraternizam-na-entrada-da-arena-pernambuco.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Torcedores confraternizam na entrada da Arena Pernambuco', 'id_pk': 19L, 'id_conteudo': 2789535L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Torcedores confraternizam na entrada da Arena Pernambuco', 'id_treeapp': 630, 'descricao_destaque': 'Brasileiros, japoneses e costa-marfinenses fizeram a festa antes de entrar na Arena Pernambuco', 'schema': 'foto_139872309667'}