SINCERO

Zaccheroni exalta "competência" da Costa do Marfim, mas revela que espera mais do seu time

Técnico lamentou excesso de espaço dado pela sua defesa frente aos africanos

postado em 15/06/2014 00:45 / atualizado em 15/06/2014 00:53

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Fifa.com / Matthias Hangst/Getty Images
O técnico do Japão, Alberto Zaccheroni, foi um poço de sinceridade na entrevista coletiva após a derrota da seleção nipônica na estreia da Copa do Mundo para a Costa do Marfim, por 2 a 1, na Arena Pernambuco. Primeiramente, o treinador lamentou a falta de empenho sobretudo na marcação da sua equipe e fez uma auto-avaliação do seu próprio desempenho. Porém, a todo momento, o comandante oriental não deixou de exaltar o bom futebol demonstrado pelos africanos que, para ele, mereceram a vitória.

“Hoje o fato é que além da competência do adversário que fez um bom jogo, nós não conseguimos jogar bem. Sei que o meu time não fez o que precisava e eu começo por mim mesmo, a pensar no que eu fiz e poderia ter feito diferente. Agora temos que explorar os próximos dois jogos (Grécia e Colômbia) e buscar a recuperação”, afirmou Zaccheroni. “Temos que manter o moral elevado, temos dois jogos pela frente e quando jogamos bem temos condições de vencer”, acrescentou.

Apesar de ter visto a sua seleção sair na frente do placar, o treinador (que é italiano) afirmou que percebeu o time cair de produção desde o fim do primeiro tempo. “Começamos bem, estávamos com uma boa dinâmica e depois a Costa do Marfim cresceu e mostraram porque são um bom time, indo além do nosso desempenho. Desde os últimos 20 minutos do primeiro tempo já não conseguimos atacar e jogar bem. Deixamos eles jogarem demais, demos muita distância e não fizemos nem um bom jogo defensivo nem atacamos bem”, analisou.

Os dois gols marfinenses saíram no segundo tempo, em um intervalo de dois minutos. Ambos pela lateral direita. Algo que pareceu irritar Zaccheroni. “Eles ganharam todas nas laterais, cedemos muito espaço. Fomos pouco agressivos na defesa, deixamos eles cruzarem todas. Em geral, não conseguimos jogar com a velocidade que nos é peculiar”, pontuou.

O próximo adversário do Japão será a seleção da Grécia, que também estreou perdendo no Grupo C para a Colômbia - por 3 a 0. O duelo acontecerá na próxima quinta-feira, em Natal.