Contrastre

Festa dos pernambucanos e tristeza de solitários colombianos na Fifa Fan Fest do Recife

Entre 17 mil pessoas, colombianos foram observados de perto pelo Superesportes

postado em 04/07/2014 19:45 / atualizado em 04/07/2014 19:49

João de Andrade Neto /Superesportes

João de Andrade Neto/DP/D.A Press
Mais uma vez, a Fan Fest no Cais do Alfândega recebeu uma multidão para assistir (e comemorar) a vitória do Brasil e a classificação para as semifinais da Copa do Mundo. Fase onde a seleção não chegava desde 2002. Mas entre as 17 mil pessoas estimadas pela organização do evento presentes no Recife Antigo para conferir a partida, pelo menos duas vestiam camisa amarela, mas não torciam pelo Brasil. Os colombianos Diego Gomez e José Giovanni Echavarria eram os fieis e solitários torcedores cafeteros presentes ao local.  

Em ampla minoria, ambos escutaram bastante dos brasileiros, mas tudo em clima de paz. No final, com a eliminação da Colômbia, garantiram “virar a casaca” nas partidas finais da Copa. “Vim assistir todos os jogos da Colômbia aqui na Fan Fest, lógico que também viria para esse. A gente escuta brincadeiras, mas faz parte. Vale pela festa”, afirmou Diego, que trabalha como comerciante e mora há dois anos no Recife.

No final do primeiro tempo, com a vitória parcial da seleção brasileira por 1 a 0, a torcida colombiana na Fan Fest “dobrou”, após Diego ligar para o amigo Giovanni, que há seis meses também mora na capital pernambucana. “Estava lá atrás ele me ligou. Vim para cá, mas no caminho os brasileiros me mandavam ir para casa”, disse, sorrindo. “O povo brasileiro é muito festivo, mas cada um torce para a sua seleção. Vim para torcer para a Colômbia, mas agora vou torcer pelo Brasil”, completou Giovanni.

João de Andrade Neto/DP/D.A Press