Mais Esportes

VELA

Pernambucana Bruna Martinelli disputa o Campeonato Mundial de Vela na Espanha

A velejadora conquistou Medalha de Ouro nos Jogos Sul-americanos de Praia 2014 recentemente

postado em 12/09/2014 19:16 / atualizado em 12/09/2014 23:53

Carolina Fonsêca /Especial para o Diario

Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A P
Uma pernambucana representa o Brasil no Campeonato Mundial de Vela, na Espanha. Bruna Martinelli é a unica nordestina que integra a equipe brasileira de vela olímpica. A competição começa neste sábado, mas a velejadora está na Espanha desde o dia 21 de agosto realizando treinos intensivos já na raia do campeonato. O Mundial é o segundo evento mais importante desta modalidade, ficando atrás apenas das Olimpíadas.

Bruna se dedica ao windsurf desde 2003. Ela começou a velejar aos 9 anos em outras classes. Na prancha, já participou de inúmeros campeonatos pelas classes RS:X, RS:One e Fórmula One Design. O Campeonato Mundial de vela, que acontece a cada quatro anos - sempre dois anos antes dos Jogos Olímpicos - , é definida a primeira metade das vagas olímpicas. Mais de 1200 atletas das 10 classes olímpicas da vela e de 84 países participam. A delegação brasileira é composta por 30 atletas.

A velejadora disputa a classe RS:X feminina. O campeonato tem previsão de 12 regatas, sendo as cinco primeiras classificatórias e as sete seguintes as finais. A competição começa neste sábado e vai até o dia 19. Recentemente, Bruna conquistou Medalha de Ouro nos Jogos Sul-americanos de Praia 2014, na Venezuela, e atualmente ocupa a 31ª posição no ranking mundial.