Mais Esportes

LANÇAMENTO DE MARTELO

O céu de Kerolayne: dedicada, Quero-quero tem rotina dura para chegar ao sonho

Atleta entrou no esporte em busca de aventura e virou referência na modalidade

Teresa Maia/DP/D.A Press
Aos 12 anos, Kerolayne da Silva gostava mesmo era de correr pela rua. Pés no chão para jogar bola com os amigos pelo bairro de Caetés 1, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Sem compromisso. Nessa mesma época, recebeu um convite do treinador Roberto Andrade, do projeto Atletas com Futuro, para se aventurar no atletismo. Para ela, tudo bem. Seria mais uma brincadeira de correr. Ainda franzina, a garota entrou para o esporte para ser velocista.

Mal sabia que rápido mesmo era a mudança que a vida iria lhe apresentar. Kerolayne logo encontrou o lançamento de martelo como esporte preferido um ano depois. Tornaram-se inseparáveis. “Queria uma aventura. No arremesso de martelo, se cair, você já sabe para onde vai”, conta, rindo.

Mas o esporte nunca a levou para o chão. Pelo contrário. Foi nele que Kerolayne aprendeu a voar. Dentro da gaiola, local em que realiza o lançamento do martelo, virou Quero-quero e foi longe para ser referência no estado entre as mulheres. Tem mais de 20 títulos. Desde os 15 anos, está no top 3 da categoria em que compete. Hoje, com 22, ocupa o quinto lugar do ranking nacional adulto. “Tudo começou com um professor que não sabia chamar meu nome muito bem e era um quero pra cá, quero pra lá, por causa do começo do meu nome. Então, surgiu Quero-quero”, lembra. “Ao redor da gaiola do Santos Dumont também é cheio de quero-quero e nenhum deles zomba de mim, mas todo mundo aqui tira muita onda com o meu apelido”, acrescenta.

Transpiração
Kerolayne cresceu no esporte com muita dedicação. Tem uma rotina dura. Treina de manhã. Tem um estágio à tarde. Cursa educação física à noite, com uma bolsa de estudo que conquistou. Acorda às 4h30 todos os dias e só fecha a porta de casa às 23h30. E não cansa. Já faz isso há praticamente quatro anos. “Nunca precisei tirar ela da cama”, garante a mãe Maria Edilza da Silva, 52 anos.

Quero-quero sabe que é mais transpiração do que inspiração. Por isso, leva a vida regrada desde cedo. No terraço da casa simples que vive com os pais e o irmão, que deixou o atletismo para servir o exército, lembra que concluiu o colégio aos 17 anos, no tempo certo. Esteve longe de qualquer tipo de ‘facilidade’ que a vida poderia oferecer.

Assim, cresceu na vida e de tamanho. Sem abandonar a agenda de treinos, ela hoje tem um porte físico avantajado. Com 1,72 metro, pesa 82 quilos. Reflexo também de uma menina que já nasceu grande. Tinha com 4,5 quilos e 56 centímetros. Parecia moldada para o esporte que exige muita força.

Sonho
Mas a força do lançamento do martelo também precisa ser psicológica. Quero-quero sabe. Por mais que tenha momentos de instabilidade quando não alcança o resultado esperado. Chora. Já cogitou desistir. Mas, quando olha para trás, vê o quanto já voou. E ainda voa para o destino certo. O céu é a Olimpíada.

Mas a atleta sabe que tem um longo caminho pela frente. Até porque esbarra na tradicional falta de estrutura, patrocínio e no próprio nível de exigência. “Se eu for fazer uma lista do que preciso, não vai caber nesse caderno”, declara, determinada. “Se eu for para uma Olimpíada, eu também quero ir para fazer o melhor. Não é só participar. Quero chegar em uma final. Quero fazer história e representar meu estado”, acrescenta. Esquece ela que já fez.

Ficha
Kerolayne Camila da Silva

Data de Nascimento: 10/6/1992
Idade: 22 anos
Clube: Projeto Atletismo Campeão

3º lugar no ranking nacional
Melhor marca:
56,49 metros
Técnico: Abraão Nascimento

TÍTULOS
Vice-campeã Brasileira Juvenil
Bi-vice-campeã universitária

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2014/09/13/924/20140913210859423463o.jpg', 'id_content': 2905552L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/mais-esportes/2014/09/13/galeria_maisesportes,924/fotos-curio-e-quero-quero-brilham-no-lancamento-de-martelo-e-sonham-com-os-jogos-olimpicos.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Curi\xf3 e Quero-quero brilham no lan\xe7amento de martelo e sonham com os Jogos Ol\xedmpicos ', 'id_pk': 924L, 'id_conteudo': 2905552L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Curi\xf3 e Quero-quero brilham no lan\xe7amento de martelo e sonham com os Jogos Ol\xedmpicos ', 'id_treeapp': 11, 'descricao_destaque': 'Atletas driblam realidade dif\xedcil e viram refer\xeancia no esporte aos 22 anos de idade', 'schema': 'foto_12711703576'}