Mais Esportes

SURFE

Hoverboard, mistura de skate com surfe, toma conta de Maracaípe neste fim de semana

Lucas "Sheep" Henrique e Teco Padaratz farão desafio nas águas do balneário

postado em 24/01/2015 16:00 / atualizado em 23/01/2015 22:25

Maria Eugênia Nunes /Diario de Pernambuco

DP/D.A Press
Das ladeiras mais perigosas do Brasil para as ondas de Maracaípe. O pernambucano Lucas “Sheep” Henrique, atleta de downhill speed, vai se arriscar no mar pela primeira vez no hoverboard, neste sábado, em um duelo contra Teco Padaratz - um dos ídolos do surfe brasileiro, bicampeão do WQS(1992 e 1999). Para o confronto, nada de favoritismo. Ambos farão suas estreias na prancha que voa alto. “De fato vai ser uma surpresa pra todo mundo. Inclusive pra mim”, disse Teco.

Para quem está acostumado a correr cerca de 110km/h em um esporte pra lá de perigoso, o desafio deveria parecer fácil para Lucas. Mas não é. No hoverboard, as habilidades do atleta também precisam estar tinindo para conseguir dar vôos de até dez metros e executar manobras radicais. “Acho que vou precisar levar do skate os movimentos das pernas e a flexão dos joelhos. No downhill usamos até o verbo surfar quando deslizamos de um lado para o outro. O mais legal será a diversão pra a gente”, confessa Lucas.

O menino de apenas 15 anos já esteve na Teutônia. Na ladeira mais rápida e insana do mundo para a prática do esporte apenas os atletas mais velozes do skate participam das competições. E Lucas esteve entre eles no Mundial. “Só em meu filho descer por várias vezes e não cair já foi de bom tamanho pra mim. Como o foco foi realizar um sonho e ganhar experiência, ficar entre os 20 melhores entre 46 atletas foi uma grande conquista pra a gente”, disse o pai coruja Roustaing Lopes, de 41 anos. A expectativa agora fica a critério do duelo. De como ele vai se sair no mar.

DP/D.A Press
O hoverboard é uma invenção francesa. Foi desenvolvido pelo piloto de competição Frank Zapata. A prancha fica acoplada a uma mangueira especial a alta pressão e conectada a turbina do jet ski, que funciona como uma bomba d’água. É feito de fibra de carbono igual aos carros de fórmula 1 e tem as bordas emborrachadas por questões de segurança. “Ele foi lançado no último verão europeu, em agosto do ano passado. Trouxemos para o Brasil em outubro e agora estamos realmente praticando por aqui. Com certeza todos vão gostar da novidade. É uma espécie de surfe aéreo”, explica Tchello Brandão, representante do esporte na América Latina.

Brasileiro de Surfe
O duelo de exibição do hoverboard entre Lucas e Teco será durante a primeira etapa do circuito Brasileiro de Surfe Master, que começa hoje, em Maracaípe. Na programação do Club Social Sanduba de Surf  terá ainda escolinha gratuita para adultos e crianças, prancha gigante para surfe coletivo, stand up paddle, gincana ecológica, yoga e biathlon.

1ª etapa do Brasileiro Master
Data: 24 e 25
Local: Praia de Maracaípe
Atletas: + 100
Estados: 14

 

E essa "prancha"?

Hoverboard
Tamanho: 1m
peso: 48kg
altura do vôo: 7m
Preço médio: R$24 mil