Mais Esportes

BRASILEIRO SUB-20 DE ATLETISMO

Denise Ferreira conquista ouro e bronze e é destaque de PE no Brasileiro de Atletismo

Atleta conquistou medalhas nos 3000m e 5000m; além dela, José Fernando foi prata e levaram o bronze Janaína Santos, Kelvin Vieira e Ingrid Iohanna

postado em 09/04/2017 16:59 / atualizado em 13/04/2017 18:01

Ricardo Bufolin/CBAt
Metade dos atletas pernambucanos que participaram neste final de semana do Campeonato Brasileiro Sub-20 de Atletismo, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP), voltam para casa com medalhas no peito. Melhor ainda fez Denise Ferreira (Projeto Atletismo Campeão), bronze nos 5000m, neste domingo, e ouro nos 3000m, no sábado - sendo com essa conquista a única atleta do estado a garantir a classificação para representar o país no Sul-Americano da categoria, previsto para os dias 3 e 4 de junho, na cidade de Georgetown, na Guiana.

Nascida em Garanhuns, no Agreste, Denise da Silva Ferreira ficou bastante emocionada com as conquistas. "Estou muito feliz. Não sou acostumada a correr com chuva, como aconteceu aqui, mas eu gosto, me sinto bem", disse a atleta de 18 anos, treinada por Abraão Nascimento. Denise fez uma prova tática perfeita nos 3000m. Ficou no pelotão principal durante boa parte da corrida e só atacou para a vitória nas duas últimas voltas. Ontem, repetiu a dose e acabou com o bronze.

Herton Diniz/AASD Divulgação
Além de Denise, o companheiro de equipe dela, José Fernando, o Balotelli, do decatlo, conquistou a prata. "Com esse segundo lugar ele ainda tem chance de ir para o Sul-Americano por convocação", disse Abraão Nascimento, bastante satisfeito com a participação da sua equipe na competição.

Medalhas de bronze
Da Associação Atlética Santos Dumont, Janaína Santos levou a primeira medalha de Pernambuco, ainda no último sábado, sendo bronze no salto em distância. Conquistaram ainda o bronze Kelvin Vieira, nos 400m com barreira, e Ingrid Iohanna, no lançamento de disco.

"Conquistamos um resultado satisfatório. Do de atletas que enviamos para São Paulo, apenas Anderson Luiz (decatlo) não conquistou medalha porque se machucou e não terminou a prova porque sentiu um incomodo no joelho", afirmou o técnico da AASD, Daniel Gonçalves.

Os atletas que não conquistaram a vaga para o Sul-Americano, agora voltam as atenções para o Pan-Americano Juvenil do Peru. "A ideia é passar um mês em São Paulo, em junho, para tentar o índice necessário para essa competição, já que somente o índice é necessário para a classificação", disse o professor Daniel.