Mais Esportes

NATAÇÃO

Julia Goes supera dificuldades financeiras e pela primeira vez disputa o Troféu Chico Piscina

Com grandes chances de levar medalha, a atleta embarca com a delegação pernambucana, na próxima quarta-feira, com destino a cidade de Mococa/SP

postado em 04/10/2017 19:15 / atualizado em 04/10/2017 19:26

 Gabriel Melo / Esp. DP
Pela primeira vez, Julia Góes vai dar suas braçadas nas águas da piscina do Mococa - Campeonato Internacional Troféu Chico Piscina. A competição que acontece entre os dias 12 e 14 de outubro, em São Paulo, reúne 364 atletas, sendo 296 nadadores brasileiros, vindo de 11 estados, e 68 de Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai. Ao todo, são 27 pernambucanos na lista de convocação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Contudo, dois deles decidiram não participar das disputas, por condições financeiras. Apesar do desfalque, a equipe de Pernambuco já está confirmada para as provas na cidade paulista. O embarque da delegação será na próxima quarta-feira. 

Os atletas pertencem a vários clubes do estado. O Sport tem a maior quantidade de competidores. No total, são 13 atletas.  Em seguida, vem a AABB Recife com cinco; Nikita Natação soma quatro; Santa Maria com dois e GFSWIM, apenas com um nadador. Segundo o treinador da delegação pernambucana no Mococa e também do Sport, Sadler Sulzberger, a expectativa é de medalhar. “A gente aposta em Julia Goes. Ela tem o melhor índice técnico da nossa equipe. Jose Hugo também têm boas chances. Estamos confiantes”, explicou.

Aos 14 anos, Julia não escondeu a emoção de sua estreia em uma das competições mais importantes de sua categoria. “Eu estou muito ansiosa para o Mococa. Quero bater minhas marcas. Eu fiquei muito feliz. É muito bom participar de uma competição internacional com pessoas de outros países. Deve ser maravilhoso. Estou treinando para medalhar nos 50 metros costas”, comentou a nadadora do Sport que vai disputar as provas 50 metros livre, 200 medley e 50 metros costas na categoria infantil.

Condições superadas

Disputar provas em uma competição internacional é um sonho antigo. Julia tentou se inscrever no Mococa em 2016, mas abdicou de sua participação pela falta de dinheiro. Deixou a Copa Pacífico pelo mesmo motivo. Hoje, ela têm motivos para sorrir. Seus pais conseguiram apoio da Secretaria de Esportes de Ipojuca - sua cidade natal - que está ajudando a atleta nas passagens aéreas.

“Depois da Copa Pacífico, o pessoal da secretaria de Esportes da cidade procurou a gente e está dando uma força. Estamos tendo reunião com eles. A gente não tinha falado com eles antes, porque essa iniciativa de ajuda ao atleta é de lá da cidade e como passamos mais o tempo em Recife, não passou pela cabeça em procurá-los. Depois dela não ter conseguido ir para a Copa, eles passaram ajudar. Assim, conseguimos as passagens para o Mococa”, contou Luiz Góes, pai de Julia. 

Suporte 

Durante os quatro dias de provas serão oferecidos café da manhã, almoço e jantar para as delegações participantes, segundo publicado no site da CBDA. Os alojamentos serão disponibilizados na Comunidade Missionária Providência Santíssima e Escola Municipal Barreto Coelho, que ficam na cidade da competição. O valor das inscrições, uniforme e traslado estão sendo custeados pela  Federação Pernambucana de Natação.  “Para ter acesso a cidade, os atletas vão precisar de um ônibus de Guarulhos, onde desembarcam para o Mococa.  Isso vai ser pago pela Federação. As inscrições e uniforme também foram através deles”, explicou o técnico. 

Lista de atletas convocados para o Mococa 

Nikita Natação: 4
Guilherme Jonnes
Beatriz Brasil
Pedro Brainner 
Yndra Lua 

AABB Recife: 5
Luiz Felipe Siqueira 
Bernardo Hamilton
Vinicius Rivas Zorrilla
 Matheus Peter Regueira
Gustavo Lippo Carvalho. 

GFSWIM: 1
Ana Luisa Correa

Santa Maria: 2
Pedro Guido Goes
Beatriz Rodrigues

Sport Recife: 13
Julia Goes
Alan Sales
Gabriel Rouflman
Isabele Vitória
Luisa Sial 
Thais Oliveira 
Diego Luca 
Pedro Salazar
Vitoria Rafael
Stefanne Ketlen
José Hugo 
Leonardo Santos
Carlos Gabriel

* Lisa Soares (Sport) e  Gustavo Araújo (AABB Recife) são atletas da lista de conovação, mas que abdicaram sua participação no Mococa.