Mais Esportes

NATAÇÃO

Pernambucana Etiene Medeiros encerra passagem pela Ásia e considera saldo positivo

Nadadora disputou as etapas de Japão e Singapura da Copa do Mundo

Divulgação
A pernambucana Etiene Medeiros fechou a tão esperada passagem pela Ásia disputando duas etapas da Copa do Mundo de natação com chave de ouro. No Japão, ele conquistou duas medalhas e em Singapura uma. Nesta segunda perna, ainda se “reencontrou” com a prova dos 100m costas, que não nadava há um ano e meio. Depois de tudo, teve a oportunidade de fazer uma mini clínica ao lado da dinamarquesa Pernille Blume, medalha de ouro nos 50m livre nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (onde Etiene foi a oitava colocada na grande final) em uma escola local (Eagles Swin Club) com trinta atletas.
 
“Um super reconhecimento, quando recebi o convite fiquei muito animada com essa possibilidade de encontrar esses nadadores. Mais feliz ainda por ter o Vanzella ao meu lado nesse momento, me apoiando. Por que o resultado não é só meu, é dele também. Estamos em uma fase boa e o ano ainda não acabou. Temos o Open e o Mundial Militar”, declarou Etiene.
 
Participar de etapas da Copa do Mundo era um plano de Etiene há um certo tempo. A ida à Ásia exigiu um esforço grande dela e do seu clube, o Sesi-SP. Para a pernambucana, tudo valeu a pena. “Saldo positivo dessas duas etapas. Primeira vez que faço essas etapas juntas e foi bem diferente para mim, por que primeiro fomos para um treinamento no Japão, depois competimos em Tóquio e depois viemos para Singapura. Foi bom sair da rotina do Brasil. Estar aqui e ver a realidade dos outros atletas foi muito importante para esse momento de retomada de ciclo olímpico. Estamos sempre em busca de aprimorar os conhecimentos”.
 
Voltar a nadar a prova dos 100m costas foi um momento bem especial para Etiene, que considerou boas as marcas obtidas em Singapura. “Ter acabado a competição (Singapura) nadando os 100m costas depois de quase um ano e meio sem nadar essa prova foi muito bacana que, automaticamente veio um nervosismo uma ansiedade bacana. Pela manhã nadei na casa dos 58s que foi muito bom e a tarde 57s99, foi bem boa essa marca, eu e o Vanza (técnico) ficamos bem contentes. Feliz em voltar a motivação dentro e fora da água, de estar entre as melhores, agora com um outro olhar nas competições”, analisou.
 
Em Tóquio Etiene Medeiros foi medalha de prata nos 50m costas; 6º lugar nos 50m livre (tempo de 24s37) e bronze no revezamento 4x50 medley misto (perdendo no finalzinho a prata para a equipe dos USA); em Singapura foi 5ª colocada nos 100m costas (tempo de 57s99), prata no revezamento 4x50 medley misto e nos 100m livre ficou como 2ª reserva.
 
Agora, a pernambucana retorna ao Brasil e tem a disputa do torneio Open, no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 9 de dezembro.