Mais Esportes

JOGOS ESCOLARES

Pernambucanos tem saldo positivo em participação nos Jogos Escolares da Juventude

Jovens pernambucanos voltam da competição em Natal com 33 medalhas na bagagem, sendo 13 ouros; desempenho da delegação foi elogiada pelo COB

postado em 27/11/2018 11:35 / atualizado em 27/11/2018 13:01

Divulgação
A edição de 2018 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) foi encerrada no último domingo (25). Disputada entre os dias 12 e 25 de novembro, em Natal, a etapa nacional da competição reuniu 5.038 atletas, representando mais de 2 mil escolas. Os jovens atletas entre 12 e 17 anos eram provenientes dos 26 estados e do Distrito Federal. Com o término do evento, o balanço da participação pernambucana é positivo. 

“Em quatro anos, saímos de 21 para 33 medalhas. Isso é um enorme avanço, que é fruto do esforço dos atletas, dos técnicos, das escolas, mas em especial, da grande prioridade que demos a organização dos Jogos Escolares de Pernambuco”, comenta o Secretário Executivo de Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco, Diego Pérez.. 

A delegação do estado, que contou com 281 atletas, volta trazendo 33 medalhas, sendo 13 de ouro, seis de prata e 14 de bronze, igualando o resultado obtido na competição, em 2017, como recorde de pódios na competição. 

Este ano, os JEJ experimentaram um novo modelo de disputa, no qual, antes da competição nacional, os esportes coletivos contavam com seletivas regionais. “Foi a primeira vez que houve uma competição a nível regional, que serviu de classificatória para o nacional. Pernambuco foi o primeiro colocado nas modalidades coletivas, com 11 medalhas, liderando o quadro no Nordeste”, pontuou Pérez.

Ao todo, a competição nacional contou 14 modalidades em disputa, sendo elas: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

No último final de semana, o judô pernambucano fez bonito e conseguiu oito medalhas, entre elas, três de ouro com os judocas Kaio Santos, na categoria meio-pesado (até 90kg), Leonardo Sant’Anna, na categoria pesado (acima de 90kg) e Rebeca Venceslau, na categoria mirim (até 40 kg). Também foram conquistadas quatro medalhas de bronze e uma prata. 

Outra medalha de ouro vinda nos últimos dias de competição foi obtida no handebol feminino infantil (15 a 17 anos), pelas atletas do colégio Anglo Líder. Na final, as pernambucanas derrotaram o time do Colégio Amorim/SP por 22 a 18 e se sagraram campeãs brasileiras. 

Diego Pérez avaliou como positiva a participação pernambucana na edição deste ano dos Jogos Escolares da Juventude. “Avaliamos nossa participação de maneira muito positiva. O próprio COB tem dado várias palavras de elogio e reconhecimento para a nossa delegação. Comemoramos os nossos resultados expressivos nos níveis regional e estadual, o fato de que tivemos uma das maiores delegações do país e número de pódios de Pernambuco, que foi o maior na história da competição“, completa.