Mais Esportes

CORRIDA

Número de mulheres praticando corridas de rua no mundo ultrapassa o de homens

Estudo denominado State of Running 2019 analisou cerca de 70 mil corridas de rua, disputadas em 193 países, de 1986 até o ano passado

postado em 04/08/2019 16:54

<i>(Foto: Foco Radical/Divulgação)</i>
Um problema de saúde do pai, ocorrido em 2006, motivou a gerente de projeto na área de tecnologia da informação Virginia Maria Araújo Viana a abandonar a vida sedentária. Na corrida, ela encontrou mais do que uma atividade física. Encontrou uma parceria. Aos 53 anos, ela faz parte de uma estatística curiosa. No ano passado, pela primeira vez desde 1986, o número de mulheres praticando corridas de rua no mundo ultrapassou o de homens.
 
"Eu fui sedendária a minha vida toda. Quando estava grávida da minha filha, meu pai teve um AVC hemorrágico muito sério. Ele era hipertenso e diabético. E aquilo ali me deu um estalo", lembra Virginia. " Quando minha filha tinha uns dois anos, pesquisei e decidi entrar em uma academia. Eu estava com sobrepeso, me tornei hipertensa, e estava com um nível de glicose muito alto", continua.
 
Mas Virginia ainda estava inquieta. Ela via a musculação como uma atividade saudável, mas não era o que gostava de fazer. E na academia, foi apresentada a um grupo de corrida. Entrou, para nunca mais sair. "Lá, eu me encontrei", recorda. Começou correndo 5 km, depois esticou a distância e passou a disputar provas de rua de 10 km, até experimentar, no ano passado, a primeira meia maratona (21 km), em Florianópolis.
 
"A corrida, para mim, hoje em dia é uma terapia. É uma sensação de liberdade. Ela serve para que eu possa desestressar, além de ser um desafio. Passei a ter uma motivação a mais para fazer o exercício. Até a musculação. Hoje eu faço musculação para fortalecer e não ter uma lesão durante a corrida", finaliza.

O estudo
 
A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) e o site RunRepeat.com organizaram um estudo denominado State of Running 2019, que analisou cerca de 70 mil corridas de rua, disputadas em 193 países, de 1986 até o ano passado. No primeiro ano do estudo, o número de mulheres que disputavam corridas de rua no mundo correspondia a 20% do total. Trinta e dois anos depois, esse percentual passou para 50,24%, pela primeira vez ficando à frente do percentual de homens corredores.

DP RUN
 
Parte do calendário de corridas da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA), a DP RUN terá, este ano, a segunda edição. A prova, que vai comemorar os 194 anos do Diario de Pernambuco, terá as modalidades 3k (caminhada), 5k e 10k. De acordo com a organização do evento, são esperados cerca de 1.000 corredores, o que representa um aumento de 20% em relação à primeira edição, no ano passado. As inscrições já começaram. Elas podem ser feitas pelo site Uptempo.com.br e custam R$ 70. O kit dá direito a uma camisa, uma medalha e o chip da corrida, além do número no peito.

Serviço
DP RUN 2019
Data: 10 de novembro de 2019
Largada: 7h, no 2º Jardim de Boa Viagem
Inscrições: www.uptempo.com.br
Valor: R$ 70