Mais Esportes

PAN-AMERICANO

Pernambucana Érica Sena conquista bronze na marcha atlética, mas lamenta resultado

Atleta liderou a prova de 20 km durante maior parte do percurso e ainda foi punida

<i>(Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)</i>
Pernambuco conquistou nesse domingo mais uma medalha para o Brasil nos Jogos Pan Americanos de Lima, no Peru. Na prova dos 20 quilômetros da marcha atlética, a pernambucana Erica Sena terminou com a medalha de bronze, após liderar boa parte da prova. O ouro ficou com a colombiana Lorena Capuzano e a prata com a peruana Mary Andía.

Mesmo subindo ao pódio, Érica se mostrou decepcionada com o resultado. "Meu tempo era o melhor entre as competidoras. Esperava muito o ouro. Saio triste por mim, mas sei que o bronze é importante para o Brasil", comentou a atleta.

A pernambucana liderou a prova até os 14 km, quando foi ultrapassada pelo colombiana Lorena Capuzano. Para piorar, dois quilômetros depois, Èrica foi punida por tempo por ter cometido três faltas durante o percurso. Com os três erros, a brasilera foi obrigada a parar por dois minutos, perdendo assim também a segunda colocação.

"A marcha é muito injusta porque é sujetiva. Não entendi até agora porque fui punida. Estou entre as melhoras atletas do mundo e nunca fui punida", desabafou a atleta que revelou ter pensado em abandonar a prova. "Quase desisti da prova. Voltei quando a confederacao falou estava com o bronze", completou, que já havia conquistado a medalha de prata no Pan de Toronto, em 2015.
 
Antes de Érica, outras duas atletas pernambucanas também haviam conquistado medalhas no Pan-Americano de Lima. Priscila Oliveira, bronze no pentatlo moderno, e a goleira Renata Arruda, medalha de ouro com a seleção feminina de handebol.