Vôlei

VÔLEI PERNAMBUCANO

Náutico-Uninassau será representante de Pernambuco na Superliga Feminina C em 2018

Estado não participava de uma das divisões da competição de elite do vôlei nacional há oito anos; última participação foi na temporada 2009/2010

postado em 22/10/2018 10:00 / atualizado em 22/10/2018 11:06

Ari Cunha/#DivulgaVoleiPernambuco
Desde 2010 fora do circuito da elite do vôlei feminino nacional, Pernambuco voltará a ter um representante na Superliga Feminina. É o Náutico-Uninassau/VMelko, que disputará entre os dias 23 e 25 de outubro, a Superliga C, divisão de acesso para a principal competição de voleibol do país e um dos campeonatos de maior expressividade no mundo.  

O último representante Pernambucano em um campeonato da elite do vôlei feminino do país foi o Sport-BMG, que disputou a divisão principal da Superliga Feminina na temporada 2009-2010 e acabou a competição com um honroso nono lugar. Agora, o time alvirrubro herda parte deste legado, sendo comandado pelo treinador Adalberto Nóbrega, que era o técnico do elenco rubro-negro no final da década passada.

O treinador coloca que o time que representará Pernambuco na Superliga C é fruto de uma parceria entre a Uninassau, o Clube Náutico Capibaribe e Associação de Vôlei Melko de Pernambuco. “Nosso time é constituído basicamente de universitárias. São 10 atletas do time da Uninassau, mais três atletas do Náutico, trazidas para reforçar a nossa equipe para fazermos um bom papel na competição”, pontua Adalberto, que também treina o time da Universidade.

O modelo de disputa da competição conta com 12 times divididos em quatro grupos. O primeiro colocado de cada chave consegue o acesso para a Superliga B. O Náutico-Uninassau está no Grupo A da competição juntamente com o Associação K2 (GO) e a Associação Francana (SP). 

“É uma chave equilibrada. O K2 é um time de menor expressão, ainda um tanto desconhecido para nós, enquanto que a Associação Francana deve ser o time a ser batido, pois conta com jogadoras da seleção brasileira feminina de base, além de jogadoras que já atuaram em competições de nível profissional, que permitiam a elas a dedicação exclusiva ao vôlei”, comenta o treinador alvirrubro. 

Quanto às expectativas para o torneio, Adalberto Nóbrega coloca que espera uma boa campanha do time recifense e que a partir disso consiga um maior número de parceiros para fazer uma preparação mais adequada para o torneio do próximo ano.

“A formação do elenco e a preparação do time neste ano foi um tanto apressada. Entre a reunião do time e a definição do regime mais intenso de treinos, tivemos apenas um mês de preparação. Nosso objetivo é fazer um bom campeonato para que consigamos um bom número de parceiros para somar com a Volei Nelko (patrocinadora do time) e que consigamos uma preparação mais tranquila e estruturada para nossas participações em torneios no próximo ano”, ressaltou o comandante do Timbu.

Torcida

O técnico alvirrubro destacou que conta com a torcida para impulsionar o Náutico na luta para a classificação à segunda divisão da elite do voleibol nacional. “Acreditamos que um evento desse porte deve chamar aqueles que gostam de vôlei ao ginásio. Então, convidamos não apenas alvirrubros para torcerem pelo Náutico, mas também torcedores de Sport e Santa Cruz para virem apoiar o voleibol de Pernambuco”, salienta Adalberto Nóbrega.

Recife é uma das sedes do torneio

A terceira divisão da Superliga Feminina será disputada entre os dias 23 e 25 de outubro e possuirá três sedes para o torneio da atual temporada. O Recife será uma das sedes da disputa da Superliga C neste ano. Serão ao todo três locais que receberão o evento. 

Os jogos serão disputados no ginásio do Bloco A da Uninassau, no bairro das Graças. Os grupos recebidos serão o A, em que estão Náutico-Uninassau/VMelko, Associação Francana (SP) e Associação K2 (GO) e o Grupo B em que jogarão Flamengo, APCEF (DF) e a Associação de Gestores de Esporte e Entretenimento de São Carlos (SP). 

As outras duas sedes ficam no estado do Paraná. O Grupo C disputará seus jogos em Londrina, enquanto que as partidas do Grupo D serão disputadas na cidade de Ponta Grossa.

GRUPOS

GRUPO A
Náutico-Uninassau/VMelko (PE)
Associação K2 (GO)
Associação Francana (SP)

GRUPO B
Flamengo (RJ)
APCEF (DF)
AGEE São Carlos (SP)

GRUPO C 
Maringá/Unifamma/Amavolei (PR)
Marcelino Champagnat/Fel Londrina (PR)
Associação Nova Geração Pouso Alegre (MG)

GRUPO D 
Caramuru (PR)
Chapecoense (SC)
Blumenau Volei Clube (SC)

JOGOS NO RECIFE

Terça-feira (23/outubro)
Jogo 01 – 17h – Grupo B:  APCEF x Flamengo;
Jogo 02 – 19h – Grupo A:  Ass. Francana x Ass. K2;
 
Quarta-feira (24/outubro)
Jogo 01 – 17h – Grupo B:  AGEE x APCEF;
Jogo 02 – 19h – Grupo A:  Náutico/VMelko x Ass. K2;
 
Quinta-feira (25/outubro)
Jogo 01 – 17h – Grupo B:  Flamengo x AGEE;
Jogo 02 – 19h – Grupo A:  Náutico/VMelko x Ass. Francana.