Vôlei

SUPERLIGA C

Náutico e Sport representam Pernambuco na Superliga C de Vôlei, que inicia neste sábado

As equipes campeãs de cada etapa da disputa se classificam para Superliga B

postado em 28/09/2019 09:09 / atualizado em 27/09/2019 20:44

<i>(Foto: Divulgação/Assessoria Sport )</i>
Com equipes de vôlei masculinas e femininas, Náutico e Sport estão entre os clubes participantes do Campeonato Brasileiro Interclubes - Superliga Série C. A competição, que reúne equipes da modalidade em todo o Brasil, acontecerá entre os dias 28 de setembro e 09 de outubro e é organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Do lado feminino, serão 12 times em quadra; no masculino, 17. No geral, os 29 clubes participantes estão divididos em seis etapas, que correspondem aos locais dos jogos. Sendo, três dentro da competição feminina e três na masculina. Os vencedores de cada etapa se classificam para a Superliga B e garantem acesso para competição no ano seguinte.

A competição, apesar de unir o objetivo dos quatro times pernambucanos, tem um peso diferente para cada. De estreia a reencontros de quase uma década. As alvirrubras darão sequência ao trabalho iniciado ano passado; enquanto os alvirrubros farão sua estreia. No Leão, os rubro-negros irão preencher a lacuna de sete anos; e as leoas colocarão ponto final na ausência de nove anos.

SPORT FEMININO                 

O técnico do time feminino do Sport, Adalberto Nóbrega, de 44 anos, revelou que a equipe é composta por 16 atletas, onde 15 são frutos da parceria com a Uninassau. Também em decorrência dessa união, os treinos para a Superliga estão divididos entre as quadras da Ilha do Retiro e Nassau. “O clube ajuda com o espaço da quadra e o material de treino, mas financeiramente para comissão técnica e atletas, buscamos patrocinadores e parceiros”, comentou.

“Há nove anos o Sport não entra em quadra por uma Superliga da modalidade. É uma tentativa de retomar o voleibol de alto nível. Estamos carentes, não só em Recife, mas em todo o Nordeste, de equipes representantes nessa principal competição nacional”, comentou o técnico em relação ao reencontro do time com a disputa.

Em jogo, o entrosamento das garotas é considerado como a estrela do time para Adalberto. “Tem um fator na minha equipe, que é a homogeneidade. Não tem um ‘super destaque’, mas é aguerrida. Elas se conhecem há muito tempo, jogam juntas há muito tempo”, levantou.
 
<i>(Foto: Arquivo Pessoal )</i>
A caçula do time das rubro-negras, Beatriz Petribu, de apenas 15 anos, chegou ao time neste ano por convite do técnico. Com 1,90m de altura, ela pratica vôlei desde os 10 e já disputou cinco competições nacionais, sendo campeã em duas e vice em uma outra. Com um bom desempenho no vôlei, a garota recebeu uma proposta de contrato do Esporte Clube Pinheiros (SP) para o próximo ano. O técnico rubro-negro, entre risos, disse que vai “segurar a garota na Ilha”, em caso de classificação do Sport. “Eu tô muito ansiosa para jogar a Superliga, e muito feliz, porque eu acho que vai ser um aprendizado enorme para mim poder participar com meninas mais velhas e mais experientes. Eu tô muito feliz com essa oportunidade”, comentou a atleta. Através da Seleção Pernambucana, Beatriz também foi pré-convocada para a Seleção Brasileira, e passará quinze dias de treinamento em Saquarema, no Rio de Janeiro, no início de 2020.

NÁUTICO MASCULINO

Pelo lado masculino do Náutico está uma equipe estreante na competição. Especialmente para o torneio, o Timbu firmou uma parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para ajudar com os custos de hospedagem e estadia dos jogadores, e abriu também um processo seletivo para atletas do time, que é composto por 14 jogadores dos estados de Pernambuco, Bahia e Alagoas.

<i>(Foto: Divulgação/Náutico )</i>
“Estamos muito otimistas, é nossa primeira participação e vamos com um grupo bem forte. Vamos brigar para ser campeão!”, afirmou o técnico da equipe, Adison Souto, de 25 anos. O treinador revelou também que, como não se enfrentarão na Superliga, os times do Náutico e Sport realizaram amistosos de preparação.

SPORT MASCULINO

Campeã regional entre os anos de 2016 e 2018, a equipe masculina do Sport está priorizando um outro passo, dessa vez fora do Nordeste. “O objetivo desse ano é readquirir experiência de competição a nível nacional”, comentou o treinador, Carlos Freitas, de 42 anos.

<i>(Foto: Divulgação/Sport )</i>
Entre os anos de 2004 e 2011 o time disputou a Liga Nacional, competição que dá acesso à Superliga A. Em 2012, a equipe também conquistou o 5º lugar na Superliga B.

“Estamos muito felizes em voltar a participar de uma competição nacional depois de sete anos. Consideramos um recomeço, até porque estamos com atletas, em sua maioria, oriundos das categorias de base. Temos dois atletas com experiência internacional, mas também formados na base do Sport”, ressaltou o técnico.

NÁUTICO FEMININO 
 
Marcando presença pelo segundo ano consecutivo na competição, a equipe feminina do Náutico estará integrada por atletas de três estados nordestinos: Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Ano passado, o Timbu foi eliminado na terceira rodada, pela equipe da Associação Francana (SP).

<i>(Foto: Divulgação/Náutico )</i>
O técnico do time, Egídio Oliveira, de 51 anos, comentou sobre a rivalidade dentro da disputa e destacou o principal objetivo do grupo que comanda. “Acredito muito no grupo e estamos trabalhando duro pra conseguir essa vaga pra Superliga B. Sei que temos condições de brigar de igual pra igual, respeitando todos os dois adversários. Todos têm o mesmo objetivo, que ganhe quem for melhor. O Náutico é uma equipe forte, bem treinada e formada há alguns anos. Estamos iniciando um novo projeto, e entraremos para brigar pela vaga, não apenas para participar.”

JOGOS (MASCULINOS)
01/10 - Sport x Cidade Viva Vôlei/LRV (MT) - 17h - Ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO)
02/10 - Olympico Club (MG) X Náutico - 16h - Embraco, em Joinville.
02/10 - Anápolis Vôlei (GO) x Sport - 20h - Ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO)
03/10 - AAV Joinville (SC) x Náutico - 20h - Embraco, em Joinville.
05/10 - Liga Paraibana Esportiva (PB) x Náutico - 16h - Embraco, em Joinville.
06/10 - Náutico x Vôlei Guarulhos (SP) - 16h - Embraco, em Joinville.
 
JOGOS (FEMININOS)
07/10 - Náutico x Sada (MG) - 19h30 - Ginásio da Ilha do Retiro
08/10 - Sport x Sada (MG) - 19h30  - Ginásio da Ilha do Retiro
09/10 - Sport x Náutico - 19h30  - Ginásio da Ilha do Retiro 

GRUPO A (MASCULINO)
Anápolis Vôlei (GO)
Cidade Viva Vôlei/LRV (MT)
Paysandu SC (PA)
ACEO Barreiras (BA)
Sport (PE)

GRUPO B (MASCULINO)
AAV Joinville (SC)
Uberlândia Gabarito/Start Química (MG)  
Olympico Club (MG)
Vôlei Guarulhos (SP)
Náutico (PE)
Liga Paraibana Esportiva (PB)

GRUPO C (FEMININO)
Náutico (PE)
Sport (PE)
Sada Vôlei (MG)