Futebol Nacional

GRITO DA REPÚBLICA

Mesmo inacabado, enfim o estádio Grito da República foi liberado em Olinda

Estádio foi "inaugurado" nesta quarta, ainda que inacabado e sem iluminação, com uma partida festiva entre o time da prefeitura e a imprensa pernambucana

postado em 29/12/2016 10:20 / atualizado em 29/12/2016 11:37

Shilton Araújo/Esp. DP
Enfim, o Grito foi liberado em Olinda. Após seis visitas para acompanhar a evolução da construção do estádio Grito da República, em Rio Doce, o Superesportes não se limitou apenas em cobrir o evento de “inauguração” nesta quarta-feira. Foi preciso calçar as chuteiras e entrar em campo para crer que o estádio seria mesmo entregue à população. Ainda que falte muito para que seja concluído.

O gramado ainda deixa a desejar. Mesmo de boa qualidade, a grama não foi devidamente nivelada. Os blocos, recém-instalados, atrapalham a bola correr livre, muito menos os jogadores, que precisam dosar os passos para evitar pisar em uma das falhas e sofrer uma lesão. A princípio, cinco jogos estavam agendados e com horários distribuídos de uma maneira que a ausência de iluminação, ainda sem previsão para ser instalada, não fosse o motivo para o apito final.

Iluminação

A falta de eletricidade também atrapalhou no acesso aos vestiários. Túneis às escuras só foram vencidos com a ajuda das lanternas de celulares dos próprios “peladeiros”. A boa surpresa ficou por conta da instalação de louças e chuveiros a tempo de permitir que os jogadores pudessem tomar banho ao final dos jogos.

Com o fim do mandato se aproximando, o prefeito Renildo Calheiros esteve presente e não se acanhou mesmo com algumas vaias que vinham dos poucos torcedores nas arquibancadas. Após comemorar a ‘inauguração’ do estádio – ainda em obras, garantiu ter dado um passo importante para a etapa de fornecimento de energia. “Vai ter iluminação. As bases das torres já estão fixadas. O dinheiro para a licitação nós já temos, mas ainda está com a Caixa Econômica, que normalmente demora”, disse Renildo, que não estipulou um prazo para concluir a instalação. “Quando ela liberar, em trinta dias, no máximo, será instalada a iluminação.”