Futebol Nacional

CLÁSSICO

Homenageado do clássico, ex-lateral Gena lamenta situação ruim de Náutico e Santa Cruz

Último confronto do ano decidirá que time ficará com o troféu que leva o nome do ex-jogador, que fez história vestindo a camisa dos dois clubes

postado em 03/11/2017 23:00 / atualizado em 03/11/2017 22:51

Shilton Araujo/Esp.DP
Enquanto folheia um livro, Gena para numa página com uma foto em preto e branco daquelas clássicas formações de time antes dos jogos: uma fileira em pé, em que todos estão de braços cruzados, e outra agachada, um com o braço sobre o ombro do outro. Ele pergunta. “Você sabe quem são esses daqui?”. O repórter olha, puxa pela memória, mas não reconhece nenhum daqueles jogadores. Ele emenda. “Conhece não? Esse aqui sou eu, depois vem Rivaldo…” Então, diz o nome de cada um dos integrantes do Santa Cruz campeão pernambucano de 1971 sem titubear. 

Na foto em questão, Gena é o primeiro da fileira dos que estão em pé. Um jogador não muito alto, mas de ombros largos, que ostentava um respeitoso bigode, algo não muito comum na sua trajetória. Tanto que não está presente em outros registros, como um da página seguinte, de um ano antes, do Santa Cruz campeão pernambucano de 1970. Esta foto representa seu primeiro título pelo Tricolor, um ano depois de deixar o Náutico, clube onde fora formado e pelo qual conquistou do histórico hexacampeonato estadual, entre 1963 e 1968. Devido ao processo de transferência do Náutico para o Santa Cruz, Gena não pôde participar do título pernambucano de 1969, que quebrou a sequência alvirrubra e deu início a uma hegemonia tricolor na década 1970. Ainda assim, Gena vestiu a camisa coral nas quatro conquistas do estadual, de 1970 a 1973. E assim tornou-se dono da impressionante marca de dez títulos pernambucanos.

Por ser tão importante na história tanto de Náutico quanto de Santa Cruz, Gena será homenageado neste sábado, no último Clássico das Emoções de 2017, às 16h30, no estádio do Arruda, pela Série B. No início da temporada, em virtude do centenário do duelo, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) lançou um troféu com o nome do ex-jogador, a ser dado ao time que fizesse mais pontos nos confrontos ao longo do ano. O equilíbrio marcou a disputa, fazendo com que as equipes chegassem empatadas nesta partida. Assim, quem vencer, leva a taça. Em caso de empate no jogo, os critérios são os seguintes: maior número de gols, saldo de gols e menor número de cartões vermelhos.

Situação ruim

O momento faz com que o troféu passe a ser um detalhe com a situação ruim dos times no Brasileiro. A luta contra o rebaixamento é o grande foco agora e a vitória no clássico será decisiva para futuro de ambos. O próprio Gena sente muito pelos dois clubes. Nutre extremo carinho por eles, acompanha os jogos e o dia a dia. “Vou a todos os jogos no Arruda, tem uma turma de ex-jogadores que assiste toda junta nas cadeiras. Quando o Náutico jogava nos Aflitos, ia também”, conta o ex-lateral, que acha muito difícil a fuga da Série C. “Torcemos para que eles não caíam, mas a tendência é essa. Vamos ver como fica. Sábado, quem perder está morto, na Série C”.

Os problemas financeiros enfrentados pelos clubes são o principal motivo para o desempenho ruim em campo, na visão de Gena. Ele próprio é vítima dos atrasos salariais do Náutico, onde trabalhava há poucos meses, nas categorias de base, junto com o também ex-jogador Lourival. “Eles alegaram redução para tirar a gente de lá. Eu não ganhava muito, era mais uma ajuda de custo, mas deixei o clube com seis meses sem receber”, relata. “Acho que foram decisivos (os problemas financeiros). Está sempre faltando dinheiro nos dois. E jogador não tem o mesmo interesse. Quando começa a atrasar, qualquer funcionário fica chateado e não faz o trabalho do mesmo jeito. Quando chega em casa, tem despesas para pagar”.

Ainda assim, Gena ficou satisfeito com a homenagem, principalmente, por ela vir em vida. Com bom humor, o ex-lateral, por sinal, já vai avisando. Não quer nenhuma homenagem póstuma. “É um privilégio ser homenageado em vida. Porque morto eu não quero de jeito nenhum e já disse à minha família. Agora, estou ansioso para ver o que vai acontecer e ver quem vai ser o ganhador do troféu”, diz.
 

Troféu Gena


Jogos disputados

29/1 – Náutico 1 x 1 Santa Cruz, Estadual (Arena, 4.622 pessoas)
04/2 – Santa Cruz 1 x 0 Náutico, Nordestão (Arruda, 5.086)
12/3 – Náutico 1 x 0 Santa Cruz, Nordestão (Arena, 6.692)
10/4 – Santa Cruz 1 x 2 Náutico, Estadual (Arruda, 5.055)
06/5 – Náutico 1 x 2 Santa Cruz, Estadual (Arena, 2.592)
18/5 – Santa Cruz 1 x 1 Náutico, Estadual (Arruda, 3.387)
15/7 – Náutico 0 x 0 Santa Cruz, Série B (Arena, 13.450)

Classificação após 7 clássicos

Náutico 
9 pontos
2 vitórias
3 empates 
2 derrotas
6 gols marcados
6 gols sofridos 
1 cartão vermelho

Santa Cruz
9 pontos
2 vitórias
3 empates 
2 derrotas
6 gols marcados
6 gols sofridos
1 cartão vermelho