Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Federação consegue datas extras e regulamento do Pernambucano não deve ser alterado

Com a garantia de 13 datas, Estadual de 2019 repetirá fórmula utilizada este ano, com oito dos 10 times avançando às quartas de final

postado em 25/10/2018 20:13

Ricardo Fernandes/DP
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, conseguiu nesta quinta-feira junto ao departamento técnico da CBF, as duas datas extras necessárias para a realização do Campeonato Pernambucano dentro da fórmula aprovada pela maioria dos clubes no conselho arbitral realizado no último dia 17. 

Assim, o Estadual deve manter o regulamento utilizado neste ano, com oito das dez equipes se classificando para as quartas de final, disputada em jogo único. A semifinal também será realizada em jogo único, enquanto a decisão será em partidas de ida e volta. Os dois times que não se classificarem na primeira fase serão rebaixados à Série A2.

Segundo Evandro, os dias extras necessários para a realização do Campeonato Pernambucano de 2019 sairão de datas reservadas para a Copa do Brasil, Copa Libertadores e Sul-Americana. Ainda de acordo com o presidente da FPF, na próxima semana, os clubes deverão voltar a se reunir para assinarem o regulamento do Estadual.

"Conseguimos depois de muito esforço as 13 datas necessárias. Seremos, ao lado da Bahia, a única federação onde o estadual terá 13 datas", explicou Evandro.

O dirigente afirmou ainda que terá os fins de semana disponíveis para a realização dos clássicos. Vale ressaltar que paralelamente ao Pernambucano, Náutico e Santa Cruz (além do Salgueiro) também estarão disputando a Copa do Nordeste. Vale lembrar que este ano, apenas um dos quatro clássicos do Pernambucano foi realizado em um fim de semana (no caso, Santa Cruz 0 a 0 Náutico, disputado em um sábado).